Análise Crítica do Curso


Caro aluno, antes do concluir o curso de português, elabore um comentário a respeito dele. Fale-nos sobre os aspectos positivos e, também, sobre os negativos.


Esteja à vontade para comentar sobre o que quiser, por exemplo: atendimento, material, tarefas, oficinas, leitura...


Sua opinião e sugestões são muito importantes para que possamos aprimorar o nosso curso. 

Seu comentário deverá ter, no mínimo, 20 linhas. Essa atividade é mais uma das tarefas obrigatórias, portanto, sua conclusão do curso de português depende dessa publicação.     

109 comentários:

  1. Esta etapa do curso de português superou todas as minhas expectativas, aprendi muito com os conteúdos transmitidos, e a matéria me proporcionou um olhar novo para o mundo e vem contribuindo e me estimulando para que eu volte ao mercado de trabalho que hoje exige tanto escolaridade, quanto noções de informática e experiências profissionais.
    Foi impressionante eu me envolvi com esta matéria, mergulhei nas aulas inteiramente e agora que conclui mais uma etapa, fiquei mais estimulada, ainda, para seguir e concluir meus estudos.
    Os conteúdos foram de excelente qualidade, interativo, me proporcionando um aprendizado satisfatório devido a praticidade e ao mesmo tempo completo. O método adotado foi apresentado de forma muita clara facilitando meu aprendizado, porém durante as avaliações achei seu contexto mal elaborado e senti muita dificuldade em interpreta-la ao tirar minhas dúvidas com a professora responsável senti certo constrangimento e falta de preparo para resolver minhas dúvidas naquele momento porque se tratava resposta pessoal e interpretativa.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Carlos Inrique, não tenho como expressar como me sinto feliz em poder acabar O ensino médio, pois de outra maneira seria muito difícil com o trabalho e a correria do dia-dia. Fazer um ensino regular ou até um supletivo presencial não seria viável por causa da distancia ou horário, se não fosse desse modo seria muito difícil acabar o ensino médio que hoje e tão necessário para a carreira profissional e relacionamento pessoal também.
    Problema toda escola tem, mas não acho que eles sejam alvo de criticas, a maioria dos professores me tratarão muito bem com atenção e dedicação, a escola em si oferece uma Estrutura com as oficinas e palestras, que ajuda no final das contas.
    Comecei a gostar de ler depois que foi necessário ler alguns livros , para completar o módulo de Português ,na realidade acho que tinha preguiça de ler, pois não me vejo mais sem um livro ou jornal para ler de finais de semana.
    Eu recomendo o curso para quem tem vontade de acabar essa fase dos estudos, só não acaba os "estudos" hoje quem realmente não quer.
    Agradeço todos os professores e colaboradores da escola .e que mais pessoas assim atravessem meu caminho no futuro.

    ResponderExcluir
  3. Carlos, seu depoimento sobre a leitura é muito significativo, pois frequentemente ouvimos seus colegas afirmando que também não gostavam de ler, antes de realizarem o nosso curso, aliás, uma boa parcela diz nunca ter lido um livro antes.
    Ficamos muito felizes, pois nosso maior objetivo é que nossos alunos sejam contagiados pela leitura.
    Muito obrigada pela sua participação. Sucesso e muitas leituras...

    ResponderExcluir
  4. Ângela, a opinião dos alunos é muito importante para o aprimoramento do nosso curso. Se for possível, gostaria que você me procurasse para conversarmos mais sobre a correção das provas, ok?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Laudelino Ferreira 17/10/2013

    Queridos professores (as) de português e todas as outras matérias.

    Tudo que posso dizer sobre os senhores (as) e esta escola é, que se todos os outros tivessem o mesmo interesse e prazer em ensinar (escolas regulares), "nossas crianças", realmente seríamos o país do futuro. No geral não há qualquer senão que possa denegrir esta maravilhosa escola, todos os senhores (as) estão de parabéns. Posso até dizer que quando comecei não estava muito confiante de que iria conseguir terminar, mas com os incentivos dos senhores (as), vou mais longe do que pretendia, por isso muito obrigado, e continuem assim, "AINDA HÁ ESPERANÇAS"
    Mas como nada é 100%, uma única coisa fica devendo, as apostilas! Ao meu ver deveriam ser mais atualizadas, e quando possível ser colocadas no site da escola para termos acesso a elas, podendo assim imprimi-las, baixando os custos da escola.

    ResponderExcluir
  6. Laudelino, de fato os módulos precisam ser atualizados, por isso temos tantas atividades complementares em nosso curso, mas a boa notícia é que no ano que vem serão implantados os módulos novos do ensino fundamental, que já estão prontos e, posteriormente, os do ensino médio, que estão sendo elaborados.
    Quanto a disponibilizá-los no site, acredito ser uma ótima sugestão e vamos pensar nisso com muito carinho.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Ao mestre, com carinho

    Estudar a língua portuguesa é prazeroso e um privilégio. Ter fluência na própria língua tornou-se indispensável àqueles que almejam um futuro próspero; o conhecimento da nossa língua é aplicável em todas as áreas da vida. Estudá-la reavivou meu olhar crítico para o mundo e me despertou ao mercado de trabalho, depois de tantas tempestades pelas quais passei e tento superar. Aliás,superação tem sido o meu combustível e em cada etapa de conhecimento adquirido, uma satisfação incrível se transformava em alegria ao contemplar a beleza e riqueza da nossa língua portuguesa “brasileira”, uma das mais difíceis do mundo, como me orgulho dela!
    Os conteúdos das apostilas são de boa qualidade e tem uma linguagem simples. As avaliações são difíceis, mesmo com consulta, tive dificuldades em algumas questões. Neste curso, por ser tratar de ensino destinado a jovens e adultos, discordo das perguntas nas avaliações que não constam no conteúdo da apostila, minha sugestão seria fazer algum trabalho ou pesquisa sobre o assunto. Quanto à forma de correção dos exercícios, poderiam no início do curso nos explicar detalhadamente como é feita, somente após a correção de alguns exercícios e perdido alguns pontos, foi que descobri e entendi como funcionava, desde então, quando eu tinha dúvidas, ia até ao professor e primeiro pedia-lhe orientação, depois levava os exercícios para correção e aí não perdi mais nenhum ponto.
    Entretanto, nem tudo são flores e não existe lugar perfeito, neste Ceeja não é diferente. Percebi que buscam a excelência no ensino, não se acomodam e gostei muito da liberdade de expressão na disciplina, tenho certeza que considerarão as sugestões e buscarão meios de melhorarem a cada dia. Esta escola superou as minhas expectativas, me surpreendi com o atendimento humanizado, com o carinho e o dom de ensinar de alguns professores (em especial). Existe sim, um(a) ou outro(a) professor(a) que difere, mas nem por isso irei difamá-los, pois aprendi a valorizar as qualidades e enxergar que cada um tem característica própria de ser, pensar, falar e ensinar, alguns com habilidades tremendas para nos ensinar, outros nem tanto, porém todos, sempre atenciosos. As festas da escola, as oficinas, as palestras, sempre combinando aprendizado com diversão, e “para nossa alegria,” aquele lanche delicioso! Fiquei impressionada com a qualidade da merenda, com a limpeza da escola e o lindo e bem cuidado jardim. Toda a “família do Ceeja Cecília Dultra Caram” é merecedora de elogios. Escola modelo, na minha opinião.
    Continua no próximo outro comentário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Wilsimara, por suas relevantes contribuições.
      Como você bem ressaltou, nos emprenhamos muito para que o curso de português seja excelente, por isso não nos acomodamos e valorizamos demais o diálogo e a interação com nossos alunos, ou, essa "liberdade de expressão" como você citou. Somente dessa maneira é que nosso curso será aprimorado, não é mesmo? Portanto, esteja certa de que realmente suas considerações já estão em nossa pauta.
      Assim, apesar de constar na Orientação Inicial do Curso a informação sobre a correção de atividades, vamos torná-la ainda mais clara e reforçá-la, pois, de fato, temos percebido que os alunos não a assimilam logo ao iniciarem o curso e, se isto está sendo recorrente, sem dúvida a falha é nossa.

      Excluir
  8. Vocês são verdadeiros mestres, que nos influenciam, muitas vezes sem palavras, a buscar a primazia do conhecimento.
    Meus sinceros agradecimentos. Minha oração é para que Deus continue a abençoá-los e a derramar sobre vocês a sabedoria Dele, para que vocês continuem abençoando os alunos que passarem por esta disciplina, que é fundamental para sermos bem sucedidos na vida. Obrigada pela paciência (acho que nunca viram um aluno chorar tanto por causa de um 9…), pela disposição e por me ajudarem a concluir mais uma etapa da minha vida. Estou feliz! E vocês agora fazem parte da minha história.
    Ah! Escrever no mínimo vinte linhas é facílimo, difícil foi expressar minha gratidão em apenas trinta linhas (deu para perceber que gosto muitissímo de escrever, não gosto de resumir e como “José Dias (de D.Casmurro)”, amo os superlativos!.Pensa que escrever é fácil, vai lavar roupa no rio; aprendi e estou indo bem por aí... Nossa! Já é uma hora da manhã e eu aqui lendo e revisando... Tal qual às lavadeiras, já revisei, literalmente, umas 20 vezes...E amei escrever, pena que são poucas linhas.
    É com pesar que termino o ensino médio, com o gostinho de que poderia durar um pouco mais, quão grandioso, importante e significante foi para mim, estudar nesta escola. Muito obrigada! Deus vos abençoe!
    Wilsimara Leme.

    ResponderExcluir
  9. Wilsimara, você não imagina como é gratificante constatar que o aluno, ao concluir nossa disciplina, de fato assimilou o belíssimo ensinamento de Graciliano Ramos!
    É exatamente para isto que nos emprenhamos tanto nas incontáveis interferências que fazemos nas diversas atividades que vocês nos apresentam no decorrer de todo o curso de português.
    Parabéns pela sua excelente participação e, agora, que você já sabe bem que devemos "escrever da mesma forma como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício",
    Penetra surdamente no reinos das palavras
    ...
    Chega mais perto e contempla as palavras.
    Cada uma
    tem mil faces secretas sob a face neutra
    e te pergunta, sem interesse pela resposta,
    pobre ou terrível, que lhe deres:
    Trouxeste a chave?
    (CDA)

    ResponderExcluir
  10. Em primeiro lugar, agradeço aos professores dessa escola por me acolherem tão bem.Sobre o atendimento é ótimo são todos muitos educados e com muita paciência principalmente os de português que esclarece todas nossas duvidas, explicam todas as atividades para que o aluno possa entender. Os conteúdos e tarefas são um pouco difícil por conta do estudo em casa, fica mais difícil porque não temos professores ali do nosso lado na nossa casa, mais se não fosse assim não teria aprendido tanto se fosse a uma escola com horário normal. Minha leitura melhorou 100% depois que comecei a estudar a matéria da língua portuguesa comecei a ler mais livros, a escrever melhor e falar mais corretamente etc. Não tenho o que reclamar, só queria que tivesse apostila pela internet seria mais fácil porque moro um pouco longe não só eu como deve ter vários alunos que moram distante da escola, e ajudaríamos o planeta utilizaríamos o papel só para o que vale a pena, isso seria uma sugestão acomodaria bem mais aos alunos. As avaliações são muito bem construídas, e adorei a u.e do livro jamais pensei em ler um livro daquele. Um horário muito bom ficou mais fácil pra min porque trabalho o dia inteiro e hoje em dia se não tivermos estudo não teremos uma profissão boa fica difícil de vencer na vida. Obrigado a todos pela a ótima recepção, atendimento e o ensino de professores capacitados para nos ensinarmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Eder, não é todo aluno que consegue estudar sozinho, mas, como você bem disse, estamos sempre dispostos a orientá-los.
      Sobre disponibilizarmos o material na internet, sua sugestão é ótima e acredito que em breve conseguiremos dar os primeiros passos para que isso se viabilize. Sem dúvida, além de facilitar o estudo do aluno, estaremos também reduzindo o consumo e, assim, contribuindo com o meio ambiente.
      Parece que você se empolgou mesmo com a leitura. Que bom! Tomara que continue lendo cada vez mais.
      Muito obrigada pela sua contribuição.

      Excluir
  11. Quanto ao curso de Português... hummm... vamos analisar. Me recordava que havia deixado a matéria português as metades. A minha experiência que foi de veras muito longa em virtude da pausa durante alguns anos, foi realmente muito compensadora. Tive receio em minha volta, pois em dez anos as coisas mudam, e muito. No entanto, ao recomeçar entrando na sala de português lá estavam as professoras, e logo de cara me reconheceram... Fantástico, pois de início me senti acolhida como se estivesse em casa, vieram as recordações, fotos, teatros realizados e outras coisitas mais... e cá não vou escrever, pois me vem aos ouvidos a professorinha Maria Fernanda, "eita nome forte" me dizendo: - Rosângela vc esta divagando... sem rumo em suas palavras...
    Rs, então vamos ao que interessa.
    O curso de Português e seu método está pra mim bem formulado. As provas bem elaboradas e dentro do conteúdo estudado. A Literatura bem explicada em suas épocas e com detalhes enriquecedores. As minhas dificuldades questionadas em sala de aula foram supridas, no qual agora só depende do meu esforço continuar os estudos por conta de uma matéria que se pode julgar a priori, uma das mais importantes para se prestar um vestibular, um concurso publico etc. É de extrema necessidade se estudar esta matéria.
    O que poderia ser acrescentado? na minha opinião, deveríamos ter uma redação a cada módulo, pois a regra é clara, "quanto mais se escreve, melhor se escreve e mais corrigimos os nossos erros, que são muitos." Acredito eu. De mais a mais, já ouvi dizer que nos vestibulares e concursos as Redações são as mais visadas. Sendo assim esta é a minha unica sugestão. No mais, só tenho a agradecer a esta equipe de professores no qual em tão pouco tempo que normalmente tem os alunos, em sua maioria, conseguem incutir em nossas cabeças tanto conhecimento. Sem vocês e seus incansáveis esforços, nada disso seria possível. Pelo que percebo, o objetivo de tantos alunos que ai frequentam é o mesmo, finalizar e trilhar depois novos caminhos, carregando na bagagem... Ops!!! Ok Maria Fernanda! já parei de divagar... rs
    Muito Grata a todos vocês.
    Abraços em todos
    Rosângela Ruvieri - Finalizando Ensino Médio.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô, jamais nos esqueceremos de você, que é praticamente um patrimônio de nossa escola, afinal, no auge do nosso teatro pudemos contar com sua intensa dedicação e riquíssima participação. Muito obrigada.
      De minha parte, adorei sua ideia de uma redação a cada módulo, mas acredito que seus colegas não gostarão tanto assim...rsrs...
      Parabéns pela conclusão do ensino médio e, em hipótese alguma, interrompa seus estudos, ok?

      Excluir
  12. Confesso que nunca tive muita afinidade com a Língua Portuguesa. Jamais me interessei pelas concordâncias ou regras. Para mim, a comunicação básica e compreendida era suficiente; ainda que nem sempre tão bem compreendida.
    O curso despertou em mim um cuidado especial na fala e um zelo muito maior na escrita. Até tenho buscado mais textos para ler.
    Gostei muito dos trabalhos, principalmente do tema abordado sobre um texto de Paulo Freire que fala sobre o processo da aprendizagem e da educação.
    Quanto ao livro, registro aqui o quanto gostei de ler Dom Casmurro! Num outro momento da minha vida fui obrigado a ler outras obras literárias, mas infelizmente não tive prazer algum - talvez pela minha imaturidade ou por simplesmente não me dedicar tanto aos estudos. Hoje, tenho buscado muitos textos no meu dia-a-dia e tenho feito disso um hobby.
    Parabenizo os professores que sempre estiveram dispostos a ajudar, tanto nas correções de tarefas quanto nas orientações, pois foram fundamentais para o meu entendimento.
    Eu não poderia deixar de registrar o quanto o curso tem contribuído para o meu trabalho, principalmente nas relações interpessoais.
    Aurélio Ferreira Aureliano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria saber que nosso curso despertou em você esse cuidado especial ao escrever, pois é exatamente isso que almejamos.
      Que você continue saboreando ótimas leituras...

      Excluir
  13. Boa noite

    Hoje assisti um filme muito legal no Netflix, Lorax é sobre a mãe natureza quem tiver este programa assista é muito bom.

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada por nos passar essa dica, Laudelino.

    ResponderExcluir
  15. Bom, primeiro gostaria de agradecer a todos os professores(as), que com muita paciência e sabedoria me permitiram concluir o curso de português. Nossa! Fiquei emocionada ao escrever esse texto, em saber que estou novamente tendo a oportunidade de estudar depois de muitos anos. Pois, a ignorância e a dificuldades financeira de meus pais, fizeram com eu largasse os estudos muito cedo, para começar a trabalhar e ajudar no sustento familiar. E com isso, estudar ficou sendo um sonho. Sonho, que agora se tornou realidade. Graças a CEEJA, que me aceitou, sem criticas, sem julgamentos, com muito carinho, atenção e educação por parte de todos. Me deu um novo sentido pra vida, me fazendo ter esperança de dias melhores. E queria dizer que: Aprendi muito! gostei de tudo, principalmente dos livros. E não tenho o que reclamar, e sim elogiar. Talvez uma sugestão; Pois, muitas vezes vi que os professores ficam sobrecarregados em certos horários, por terem muitos alunos ao mesmo tempo, sendo que eles têm que corrigirem as tarefas, explicar, ensinar e ajudar o aluno, e ao mesmo tempo serem atenciosos com todos dando a mesma atenção para cada um. Não sei, me perdoe se estiver errada, mas a escola precisa de mais professores... Assim, agilizava pros alunos e os professores poderiam pelo menos respirar melhor. Pois os vejo sempre na correria, parece nem se alimentam direito. E eles merecem a minha consideração e respeito, e a do Governo também. Queridos Professores(as), não me canso de agradece-los(las)...Muito, muito obrigada! por tudo! agradeço de coração o que fizeram por mim. E que Deus os protejam e dê em dobro tudo que vocês almejam.

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada por tanto carinho, Maria Elizete. Ficamos felizes por você ter gostado dos livros. Continue exercendo e ampliando essa atividade que é tão prazerosa.

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre gostei de português, principalmente pela minha dificuldade em matérias exatas. Mas quando iniciei meu curso Ceeja, percebi que aquele meu gosto teria que ser muito mais do que hobbie, e sim um habito diário, pois tive a humildade de perceber que realmente não estava pronto pra realizar um sonho, que é ser bolsista em uma faculdade.
    A maior causa dessa opinião critica sobre mim mesmo, se deu pelas atividades elaboradas pelos gestores do curso, que são elas as apostilas, oficinas, tarefas e redações. Quando corrigidas percebi que tinha que mudar radicalmente meus hábitos para atingir minhas metas futuras.
    A partir de tal opinião, depois de muitas pesquisas e estudo tive a percepção que para dominar a arte da escrita é necessário um trabalho que exige muita prática e dedicação. Não existem fórmulas mágicas o exercício contínuo, junto à leitura de bons autores, e a reflexão são indispensáveis para a criação de bons textos, foi esse pequeno empurrãozinho dos gestores que me fizeram dar o primeiro passo para esse mundos das letras que vai me dar grandes oportunidades para realizar um sonho de menino. Obrigado Ceeja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ler o seu comentário, Hudson, afinal, é exatamente para isso que nos dedicamos tanto em nosso trabalho. Sucesso em sua jornada acadêmica.

      Excluir
  18. Em primeiro lugar, venho a agradecer a todos os professores(as) que me auxiliaram em tudo, aprendi muitas coisas com todos vocês e que me ensinaram muitas coisas que eu não lembrava mais, aprendi muitas coisa que eu nunca tinha visto.
    Eu fiquei muitos tempo sem estudar por não ter tempo, só que eu aprendi que o tempo somos nos que fazemos. Fiquei muito feliz por ter começado a estudar de novo, agora para eu terminar e fico muito feliz por ter essa honra de terminar aqui nessa escola maravilhosa, o curso de português me ensinou bastante a escrever direito a ler melhor e falar melhor também, uma coisa que eu nao fazia antes.
    No começo eu tive muita dificuldade poque eu moro em Sertãozinho e trabalhava ate as seis da tarde, eu tive que faltar varias vezes do serviço para eu poder estudar se não fosse assim eu tinha desistido mais uma vez, pedi para me transferir pra Ribeirão. As apostilas são bem explicadas e fácil de entender, as tarefas são muito boa para esclarecer e se não sabemos os professores estão ali sempre pra ajudar, gostei também dos livros para ler e sem contar que tem o blog pra dar dicas e tirar muitas duvidas.
    Só tenho uma coisa a reclamar, eu não vou poder continuar a estudar nessa escola maravilhosa. Obrigado Ceeja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabemos que continuará persistindo,Neilolasmar, afinal, o mais importante você já descobriu: "o tempo somos nos que fazemos". Parabéns pela sua garra e dedicação.

      Excluir
  19. Boa noite! Primeiramente gostaria de dizer que ha mais de dois anos eu não sabia o que era uma escola e devido ao trabalho a correria acabei deixando passar, quando senti a necessidade de terminar a escola me indicaram o Cecilia Caran que tem sido muito bom pra mim.
    Eu achei que teria mais dificuldade, nunca fui um aluno esforçado no primário e nem no começo do colegial, quando comecei, vi que era capaz e fiquei muito feliz com isso, todos professores me deram a maior força e me ajudaram a superar as dificudades que encontrei em cada prova e trabalho, sou muito grato a eles .
    A única coisa que não gostei no curso de português foi de ler um livro de romance e fazer uma prova sobre o mesmo, achei complicado, não gosto desse tipo de leitura e foi muito difícil memorizar a história, mas consegui graças a ajuda dos professores que sempre me deram apoio pra continuar e não desistir .
    No demais, material, tarefa e oficinas me ajudaram a aprender mais sobre as matérias. Quando comecei não gostava muito de ler, agora leio frequentemente livros que falam sobre alto ajuda, sobre a mente humana que me levaram a ter uma grande vontade de fazer psicologia no ano que vem, espero muito poder um dia conseguir me formar, sentir orgulho de mim e poder com isso, orgulhar a minha família também.
    Gostaria de agradecer a todos da escola que me aceitaram me dando a oportunidade de ser um aluno mais esforçado, mais empenhado, não só na escola mais no trabalho e em casa, pois estudando a gente para de pensar besteira e se torna uma pessoa melhor. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu último parágrafo, Caique, ilustra bem a importância do trabalho desenvolvido em nossa escola, onde os alunos são calorosamente acolhidos e não apenas redescobrem a importância do estudo, mas, principalmente, aprimoram a cidadania. Agora, já ciente de que estudar é para sempre, bons estudos em sua jornada.

      Excluir
  20. Eu quero agradecer á todos os professores de portugues pela grande contribuição a mim dada durante etapas dos modulos, deste ensino maravilhoso, você foram fundamentais para nao desanimar a busca de conhecimento e qualificação pessoal.
    Posso dizer com certeza hoje tenho sonhos revigorados graças a voces que com jeito simples de ensinar nos mostra que somos capazes de chegar onde ja poderiamos estar.
    Talves nao seremos menbros da OAB e outros de importancia igual, mas seremos vencedores em uma area qualquer que nos faça digno de ter estudado depois de; No meu caso ter ficado quase trinta anos parado e ter voltado , provando para mim e muitos que somos capaz, basta querer que Deus e vocês professores nos ajudam.Obrigado professores de português

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como você, Célio, muitos dos nossos alunos estão há algumas décadas distantes da escola e no CEEJA redescobrem o valor dos estudos, se entusiasmam e elevam sua autoestima. Bom demais, não é mesmo?

      Excluir
  21. O sentimento que fica em relação aos professores é de gratidão, pois durante este período de estudos, somente vi dedicação e empenho em ensinar pessoas que já não frequentavam uma escola há muito tempo. Vi paciência e boa vontade, e realmente o desejo de todos em que as pessoas não façam a matéria somente pelo término do curso e um diploma, mas que as pessoas tomem gosto por ler escrever e se expressem de forma correta diante das situações.
    Não tive problemas com o conteúdo, nem como ter auxílio para minhas dúvidas, as quais sempre foram prontamente esclarecidas e ensinadas pelos professores.
    Se tenho que deixar um comentário, seria para que todos os professores do curso saibam o quanto foram importantes para todas as pessoas que passaram por este curso, finalizando o ensino médio. Vocês fizeram e fazem algo importante na vida das pessoas.Fiquem firmes neste propósito, tenham contentamento em ajudar muitos sonhos se tornarem realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Objetivamos exatamente isso, Marcelo, que o aluno queira muito além do certificado, que ele descubra o gosto pela leitura, reconheça sua importância e que a cada dia tenha mais cuidado com a escrita.
      Parabéns por sua compreensão e pela conclusão do curso.

      Excluir
  22. Quero agradecer primeiramente à todos os meus professores, que neste período, pude aprender e levar comigo uma bagagem bacana tanto para a vida profissional quanto para a vida social. Como trabalho durante o dia, o CEEJA foi uma forma que encontrei para continuar os estudos e poder assim realizar meu sonho, que é fazer uma faculdade. Além disso, os professores tem paciência e dedicação com a turma, para poder passar seus conhecimentos para nós. Me adaptei e gostei da forma do aprendizado, pois estudamos e levamos a apostila para casa. A CEEJA dá oportunidades tanto para os jovens quanto para os idosos, isso porque sua forma de ensino é voltada para o aprendizado, e também para as pessoas que assim como eu não tiveram oportunidade de estudar antes. Espero que todos os meus colegas de ensino possam assim como eu concluir e alcançar seus objetivos e sonhos.

    ResponderExcluir
  23. Concluir os estudos é o desejo de muitas pessoas mas, muitas vezes a correria do dia a dia não permite. Foi pensando no meu futuro que decidi procurar uma escola para concluir o 2° grau de acordo com a minha disponibilidade.
    Após pesquisar algumas escolas, optei pela Escola Cecília Caran que por sorte, fica nas proximidades do meu bairro.
    Uma das vantagens que me chamou atenção e tem me ajudado muito são os horário pois por causa do trabalho não posso frequentar as aulas todos os dias. Geralmente quando vou, pego as matérias e estudo em casa e me sentindo apta realizo as provas. Felizmente tenho conseguido bons resultados, principalmente na matéria de português, por ser extensa e exigir exercícios e leituras diárias, tenho me dedicado bastante.
    As aulas são interativas com professores experientes e qualificados, sempre que tenho dúvidas, eles me ajudam muito.
    Aprendi muitas coisas lendo as apostilas e participando das aulas criativas de oficina. O melhor de tudo é que a escola oferece uma deliciosa e variada merenda todos os dias, pois estar alimentada é fator fundamental para o aprendizado de todos.
    Estou certa que este ano realizo mais uma etapa de sucesso em minha vida, concluir o 2ª. Grau que tanto almejo.
    Tenho muitos planos e o meu futuro depende disso.
    Agradeço de coração a atenção que tenho que recebido de todos.

    ResponderExcluir
  24. O curso de português superou minhas expetativas, o aprendizado foi além das todas as apostilas e explicações dos professores.
    A leitura do livro MENINO DO ENGENHO de (José Lins do Rego) me surpreendeu adorei e ficou realmente marcado e o abito de ler aumentou ainda mais.
    O curso que estou concluindo foi muito proveitoso para toda minha vida, pois assim levarei um conhecimento geral sobre todo o conteúdo. O curso possibilitou-me maior compreensão das normas de Português.
    Agradecimentos aos professores por terem sido realmente PROFESSORES.
    Com sua excelência,
    consegui descobrir um mundo novo,
    fantástico, espetacular.
    Consegui me fazer criar, recriar, começar, recomeçar,
    seus ensinamentos ficarão para sempre guardados.

    ResponderExcluir
  25. Falar do material de estudo é muito claro, existe o planejamento de texto na qual tem a preocupação nas informações passadas, o texto é apresentado de forma clara e objetiva, facilitando a compreensão no sentindo geral.
    Dizer sobre os livros é melhorar nos estudos, na vida, faz soltar a imaginação estimula a criatividade, aumenta o vocabulário, facilita a escrita, simplificando a compreensão das coisas, ajudando na vida profissional.
    Falar dos professores é dizer que vocês tem o poder que nenhum outro profissional tem, são verdadeiros heróis na educação publica. Obrigado pela dedicação, profissionalismo, e pela transmissão do conhecimento.
    A vocês meu muito obrigado!

    ResponderExcluir
  26. Estou muito feliz com a conclusão de mais uma etapa.
    Foi um curso tranquilo porem de muita importância, foi através das explicações das professoras, que eu voltei a pegar o abito pela leitura.
    Antes de iniciar o curso fazia mais de 5 anos que não pegava um livro para ler. Não tinha vontade e quando parava para ler alguma coisa, ficava difícil, pois tinha dificuldade para interpretar.
    Sei que ainda tenho muito pela frente, mas foi através dessa escola que eu pude perceber o quanto o aprender é importante, o quanto a leitura faz falta no nosso dia a dia.
    Uma escola com uma estrutura física ótima, tudo voltado para o conforto do aluno.
    Acho muito importante a preocupação que os professores tem com a merenda, pois sabe a maioria das pessoas acaba indo direto do trabalho sem comer, esse detalhe faz muita diferença para quem vai buscar o conhecimento mesmo que tardio.
    Vale comentar o atendimento da secretaria, sempre tudo muito organizado. A única coisa que eu acho que poderia se pensar melhor é na exposição dos passaportes. O meu mesmo foi rasgado e encontrado em uma outra sala.

    ResponderExcluir
  27. Não tenho o que reclamar da escola, funcionários competentes uma ótima estrutura a forma de ensino com as apostilas tendo os professore sempre ali para tirar duvidas, provas bem elaboradas, professores bem competentes.
    Estou aprendendo muito com a parte de português, atividades muito completas, estou pegando o abito da leitura que tenha me ajudado muito, apesar de nunca ter gostado de leitura.
    O método da escola esta sendo muito bom, acredito que é bem melhor estudar sozinho em casa no meu tempo sem ter presa de entregar tarefas e trabalhos e conversar com o professor só em momentos de duvidas.
    Tenho aprendido muito com a matéria de português não tenho o que reclamar tudo em perfeita sincronia os professores ajudam mesmo, nunca cheguei na escola com uma duvida e fui embora com ela, sempre tirava minha duvida sem nenhum problema os professores ajudam mesmo e com boa vontade que é o mais importante, os temas de cada apostila e atividades são bem separadas acabam ajudando mesmo.
    Só tenho uma ideia não chega a ser uma reclamação é sobre o fato do tempo que temos para ficar com o livro, 10 dias acredito que seja pouco pra quem trabalha ou faça outra coisa alem de estudar acaba que atrapalhando tendo que ler o livro as pressa não prestando atenção direito no conteúdo do livro, se tivesse mais tempo poderia ajudar acho que duas semanas seria o suficiente iria ajudar muito ainda mais quem tem dificuldade de leitura ou entendimento do livro e etc...
    Agradeço a todas da matéria de português, foram de muita ajuda não só na escola mais em tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você não se lembre, Felipe, mas desde o primeiro dia em nosso curso o aluno é orientado a acessar o nosso blog, onde todos os livros estão disponibilizados e, assim, já iniciar a leitura da obra escolhida.
      Muito obrigada por seu comentário e carinho conosco.

      Excluir
  28. Finalmente estou concluindo o curso de Portugues !
    Esta sendo uma das partes mais importantes da minha vida, pois comecei a repensar em como falo e escrevo , comecei a ter mais habito para a leitura tambem,porque antes de começar o curso eu só lia Mauricio de Souza (ou seja, turma da Monica) no curso o livro que escolhi foi Dom Casmurro achei super interresantes a narrativa e o fato de o livro deixar a duvida no leitor se Capitu traiu ou nao Bentinho! E com a escola percebi que nao preciso ter presa pra fazer tudo isso,facilitando meu dia-a-dia!
    O curso de portugues me proporcionou atividades faceis de simples entendimento, tudo bem organizado em cada apostila,conteúdos interessantes, e as oficinas sao otimas!
    O pessoal da secretaria e super atencioso, o ambiente agradevel ,proporcionando a vontade de estudar, e os outros alunos super amigaveis.
    Nao posso me esquecer do pessoal da merenda tambem , pois acredito que muitas pessoas saem do curso e vao direto pro trabalho, a merenda e de grande ajuda !
    Queria tambem dar atencao as professores ,nao so de portugues, mas todos foram de grande ajuda, pois eles se importam com os alunos, dando explicaçoes,pedem pra voce reler as perguntas para compreender melhor o conteudo , ajudando ate nas provas.
    Estar terminando a escola mesmo que tardiamente, esta sendo otimo !

    ResponderExcluir
  29. Ola meu nome é Ana Paula estou concluindo o curso de Português!
    Tenho muito que agradecer as Professoras que sempre me ajudaram em tudo que eu precisei, as matérias e as provas ajudam muito.
    Hoje o curso de Português me despertou o prazer pela leitura, pois consigo ler todos os dias e me ajuda bastante na escrita e no vocabulário, e também na hora de fazer uma redação como, por exemplo, na hora de prestar um concurso publico e ao menos fazer o ENEM, que vou fazer ainda esse ano para futuramente conseguir fazer uma faculdade!
    Vou sentir falta das professoras e do curso também, pois superou todas as minhas expectativas por ser um curso mais rápido mais mesmo assim consegui aprender bastante coisa.
    A escola ajuda muito, pois proporciona o prazer de estudar, um lugar aconchegante e com excelentes funcionários, a secretaria também é ótima sempre que preciso ligo para a escola e tiro todas as minhas duvidas.
    Tenho muito trabalho pela frente, pois ainda não terminei o Ensino médio esse curso foi à primeira matéria que eu iniciei, hoje já vejo que não tenho por que parar de estudar, tenho muito que aprender.
    Graças a esse curso vou poder ler bem mais do que antes e as interpretação de texto ficou ainda melhor, mais quando li O ENCONTRO MARCADO, existi muitas palavras novas e um novo vocabulário a ser aprendido.Não quero nunca parar de ler e nem mesmo esquecer o que eu passei nas aulas de Português.



    ResponderExcluir
  30. Olá, sou Luis Cesar e estou aqui para falar do curso de português e dos professores, alias do ceeja, pois encontro um pouco de dificuldade em expressar meus sentimentos mas são os melhore possíveis.
    Tenho que agradecer imensamente os professores por me ajudarem em mais uma etapa de minha vida, o tão sonhado diploma, e garanto ter aprendido muito com as aulas e eventos da escola.
    Confesso que comecei o curso muito apreensivo com medo das escritas e textos com receio de passar vergonha mas não cotava com a bondade e afeição dos professores e que a tranquilidade e experiência deles me acalma.
    Até certo momento não gostava de leitura, literatura e hoje as vejo com outros olhos e agora consigo entender um pouco melhor os textos.
    A respeito das apostilas são muito bem explicadas de fácil aprendizado a todos juntamente com os exercícios. Gostei bastante desse sistema de avaliação ajuda muito as pessoas que estavam muito tempo longe das escolas.
    Só tenho que agradecer aos professores e a nossa língua portuguesa por tal mudança em minha vida, agora no final do curso posso dizer que sou uma pessoa diferente por ter aprendido a gostar de leitura, e lendo mais o receio da escrita vai embora.

    ResponderExcluir
  31. Meu nome é Renato Vieira.
    Quero expressar a minha gratidão a todos os professores , direto e indiretamente, agradecer pelo esforço e paciência para com minha pessoa.
    Aprendi e estou aprendendo as inúmeras coisas significativas do curso de português, como : escrever melhor , ter vontade de ler, e interpretar os textos.
    No começo achei que fosse difícil , mas era engano da minha parte , tudo foi se encaixando e ficou fácil demais.
    Estou muito feliz em fazer esse curso , pois os carinhos dos professores a dedicação fez com tudo fosse mais facil , peguei o gosto em ler , a escrever, a pronunciar na forma culta, tudo isso graças ao curso de português.
    Estou quase finalizando os meus estudos, sentirei muita saudade, pois aprendi que nunca é tarde para estudar e buscar o conhecimento.
    Agradeço a todos professores e a escola Ceeja , pela a oportunidade de querer ser um vencedor , e realizar o sonho de fazer uma faculdade.
    Obrigado a todos desde os professores até aos zeladores da escola , agradeço de coração. ..

    ResponderExcluir
  32. Esta etapa do curso de português superou todas as minhas expectativas, aprendi muito com os conteúdos transmitidos, e a matéria me proporcionou um olhar novo para o mundo e vem contribuindo e me estimulando para que eu volte ao mercado de trabalho que hoje exige tanto escolaridade, sem o estudo não somos nada , absolutamente nada . . No inicio fiquei com receio de não conseguir fazer o que era pedido , mais vejo o quanto a escola e os professores são excelentes , recebi toda atenção que necessitei , estou chegando ao final do curso de português , ja estou com saudade , tenho muito que agradecer aos professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É motivador constatar que, após a realização do nosso curso, o aluno reconhece a importância da leitura e se sente motivado a ler. É exatamente isso que objetivamos, afinal, "a leitura é a segunda chance que a vida oferece para o nosso crescimento pessoal. Durante a infância e a adolescência, passamos por um processo de socialização. Aprendemos o que é certo e o que é errado com os pais e os professores e começamos a agir de acordo com o senso comum.
      Depois, é a leitura que nos permite desenvolver ideias próprias, conceitos e valores. Sem ela, o homem continua como um carneiro que segue o rebanho."

      Excluir
  33. Transformação


    Sempre quis concluir meus estudos, mas confesso que me sentia desmotivada e achava que minha vida era só o trabalho e futura aposentadoria. Mas incentivada pelas pessoas a minha volta e o desejo de aprender crescente em mim, fez com que eu, reagisse e fosse atrás do meu, crescimento pessoal!
    Uma amiga me falou do CEEJA, me dizia ser uma escola ótima! Realmente minha amiga tem toda razão, essa escola é maravilhosa!!! Limpa, organizada e com professores querido(as) e exemplares que nos inspiram e estimulam nessa caminhada. Aprendi com meus mestres, mais do que o conteúdo contido nas apostilas, aprimorei meu gosto por leitura, aprendi que ninguém cresce na inércia e no desânimo. É preciso suor, dedicação e entusiasmo!
    Não é fácil trabalhar e encontrar tempo para estudar as apostilas e conseguir fazer as provas, mas a recompensa é enorme!!!! Ao Terminar o curso, saio com uma ótima sensação de crescimento, misturada com um desejo de continuar meu desenvolvimento e de ampliar o meu conhecimento.
    Gosto muito dessa escola, por isso não tenho críticas, só elogios...só uma sugestãozinha,a de que fosse entregue as provas, até as 20:15 .
    Deixo aqui o meu agradecimento e meu carinho a todos professores, diretores, secretaria e também o pessoal que cuidam da limpeza desta linda escola.
    . Com certeza vou sair daqui levando belas lembranças no coração. Beijos.


    Nilda Rosario Salviano da Silva, 5/11/2014


    ResponderExcluir
  34. Me surpreendi com a escola com os professores com o ensinamento q vocês dão aos alunos. Com os professores aprendi mais em 1 mês do que aprendi em 1 ano na escola de serrana quando tiver um filho faço questão de mudar para ribeirão para ter um ensino igual a de vocês. Vocês são carinhosos com os alunos atenciosos e não tem preguiça de ensinar quantas vezes forem possíveis adorei. A matéria de português nunca gostei mas com vocês foi diferente eu não tenho oque falar sobre nada negativo porque não existe vocês estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  35. Queridos(as) Professores(as) tenho dois filhos em escola Estadual e sinto que eles (como eu no meu tempo) não se interessam em aprender alguma ciosa de útil, mas pelo que tenho visto não é só culpa deles mas também dos professores que não se empenham em ensinar. Como eles podem se interessar se os professores não os incentivam a aprender, para ter ideia disso no dia 15 de novembro eles disseram "a partir de amanhã venha quem quiser". Com essa atitude dos professores como alguém pode se interessar pelos estudos, esta é a diferença que estou vendo nesta escola, vocês se interessam pelos alunos e a medida do possível conhecem todos pelo nome, nos três últimos próximos passados cai numa depressão profunda, mas consegui me levantar e a primeira coisa que fiz foi ir a escola pois sabia que ai ia ter o apoio e o incentivo que precisava para voltar a viver,
    Muito obrigado a todos vocês.Tudo que posso dizer sobre os senhores (as) e esta escola é, que se todos os outros tivessem o mesmo interesse e prazer em ensinar (escolas regulares), "nossas crianças", realmente seríamos o país do futuro. No geral não há qualquer senão que possa denegrir esta maravilhosa escola, todos os senhores (as) estão de parabéns. Posso até dizer que quando comecei não estava muito confiante de que iria conseguir terminar, mas com os incentivos dos senhores (as), vou mais longe do que pretendia, por isso muito obrigado, e continuem assim, "AINDA HÁ ESPERANÇAS"
    Mas como nada é 100%, uma única coisa fica devendo, são as apostilas! Quando possível coloque-as no site da escola para termos acesso a elas, podendo assim imprimi-las, baixando os custos da escola.
    MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  36. Jeová Serra de Almeida - dia:10/12/2014

    A disciplina de Língua Portuguesa tem grande relevância para mim.
    Sinto-me feliz em ter cursado essa disciplina no CEEJA.Pude obter mais conhecimento e percebi que necessito praticar mais o hábito de leitura.
    O CEEJA nos oferece um ótimo suporte.O material é muito bom e eu tentei aproveitá-lo ao máximo.Os aspectos positivos superam os negativos.Mas é sempre bom pontuar algo de negativo (se houver,é claro)para que haja busca por melhorias.
    Em relação aos aspectos negativos,gostaria de chamar a atenção alguns enunciados de questões que não foram tão claros,mas isso aconteceu com a minoria das atividades
    No mais,estou muito contente por estar concluindo essa disciplina
    Agradeço muito a todos os professores que me ajudaram a ampliar meus conhecimentos nesta área.

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde! Meu nome é Leandro Domingos Meneghini.
    Primeiro, gostaria de agradecer a todos os professores, por toda a paciência, atenção e ajuda que me deram durante o curso.
    O atendimento dos professores é excelente na minha opinião, enfim todos os setores merenda, secretaria e diretoria não tenho o que reclamar.
    O conteúdo e otimo as apostilas foram muito bem elaboradas de fácil entendimento e facilitou muito no meu aprendizado.
    As tarefas são legais e me ajudou muito com o curso.
    Já as oficinas e palestras são excelentes por ter um método que ensina e diverte ao mesmo tempo.
    gostaria de confessar que antes de iniciar o curso de português não me interessava muito em ler, depois que comecei a ler textos e até livro para prosseguir no curso, confesso a vocês que acabou virando um hábito hoje em dia leio pelo menos um texto de jornal ou revista que seje praticamente todos os dias sem contar que já estou lendo o meu segundo livro e isso posso lhe dizer que só aconteceu graças ao curso de português.
    A sugestão que poderia lhes dar é que tivesse mais oficinas por curso e que elas pudessem eliminar algumas provas é claro que sendo oficinas direcionadas ao curso que esta frequentando não sei se é possível mas fica a dica.
    E para finalizar gostaria de agradece a todos os professores e colaboradores do Ceeja que nos proporcionam um ambiente de aprendizado limpo e muito bem organizado.
    Obrigado e boas festas a todos!!!

    ResponderExcluir
  38. Queridas professoras,
    Desculpem não ter terminado essa matéria, é que eu participei de um concurso em Itirapina e passei em primeiro lugar com nota noventa entre noventa e cinco concorrentes, e tive de arrumar meus documentos. Agradeço a todas vocês por terem me ajudado nesta empreitada, se não fosse assim eu não teria conseguido, muito obrigado a todos vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Laudelino, sua dedicação aos estudos já está lhe rendendo frutos. Sucesso...

      Excluir
  39. Aos dizeres de uma língua tão elevada e grandiosa como o português, venho através da mesma, expressar que desde o começo do curso, tive uma evolução e um direcionamento do qual não imaginava mais que poderia ter, tendo inúmeras expectativas superadas positivamente. Tomado pelo ensino que recebi e o aprendizado que me permiti, uma imensa e gloriosa gratificação e contentamento sobre todo o quadro que me envolvi, onde nas matérias, aos poucos tive a liberdade e a confiança no meu tempo de aprender, evoluir e continuar seguindo em frente no objetivo de concluir o curso como um todo. Em relação aos professores, tenho muito que agradecer, pois sempre estiveram ali para me auxiliarem e me guiarem para que assim pudesse dar sequência e andamento a aprender e desenvolver ou mesmo retomar uma estrutura de aprendizado que estava até então longe de ser alcançada. Desenvolvi, alguns hábitos, dos quais nunca imaginei ter interesse, como o da leitura que hoje inclusive, me faz ver muitas coisas diferentes e distintas do que eu mesmo imaginava. Os módulos em si, algumas difíceis outras nem tanto, me fizeram enxergar um sinal de esperança para quem não acreditava mais, e mesmo sendo todos trabalhosos digo uma frase que um dia me foi ensinada: que todo sacrifício, tem seus resultados, e que ali diante aquelas situações ou mesmo os momentos que vivia aos poucos fui abrangendo os caminhos e evoluindo e hoje chagando a reta final deste curso. Sendo difíceis ou não, foram superados e concluídos, a escola também tenho muito a agradecer pela oportunidade e pelo carinho com que me acolheu com seus horários bem colocados e flexíveis, deixo aqui meus sinceros agradecimentos a tudo e a todos, pois o trabalho, o empenho de ambas as partes professor e aluno, foram de suma importância para inúmeras áreas da minha vida, o ensino em si, me fez ver que não podemos parar, que há sempre o que se aprender e que nunca vamos saber de tudo, assim sendo sempre estaremos sujeitos a aprender e evoluir em quaisquer que sejam as áreas de nossa vida.

    ResponderExcluir
  40. Ola, meu nome é Leonardo Rosolen Pereira, quero agradecer a todos os professores da escola CEJA, pois é um lugar onde tive a oportunidade de acabar o Ensino Médio com rapidez e eficiência, tendo todo um auxilio dos professores para um melhor aprendizado.
    É uma escola onde os professores não te cobram horário de chegada e saída, só depende de nós alunos para acabar mais rápido, a escola oferece toda infraestrutura tendo salas de aulas o suficiente para cada matéria e ainda algumas climatizadas, todas com uma quantidade de professores para nos atender da melhor forma possível, sempre nos perguntado como nós estamos, se esta tudo bem é uma verdadeira família, então a escola esta de parabéns com os professores que tem e também com toda sua infraestrutura para melhor nos atender, em questão das meterias, as apostilas, todas as unidades são de muitos rigor nos estudos, as vezes pensei que não iria conseguir, mas com a ajuda dos professores vi que tinha um apoio enorme ali, é uma escola diferenciada você vai o dia e a hora que puder, ela te da a oportunidade de acabar os estudos sem deixar de fazer nossas outras atividades do dia a dia, pois a maior dificuldade em acabar os estudos é o tempo, todos trabalham e tem seus deveres a fazer e a escola disponibiliza horários especiais para todos poderem acabar.
    Mais uma vez quero agradecer pela oportunidade que tive de acabar os estudos, agradeço a todos os professores que sempre me ajudaram e incentivaram para isso acontecer. levarei comigo sempre em minha vida.

    ResponderExcluir
  41. Tema: Analise critica do curso de português.

    Avaliação da disciplina.

    Meu nome é Catieli Kuhn Mebius, e vim aqui aqui avaliar a matéria de português. Antes de mais nada, gostaria de agradecer a paciência não só dos professores de português, como de todas as outras matéria que aqui nesta escola tive.
    Profissionais capacitados que me ajudaram a todo instante em minha formação, e hoje através desta avaliação venho agradecer, pois, a faculdade antes era um sonho distante, e hoje, graças aos estudos que aqui tive, passei em uma universidade federal em Barretos, através de minha nota do ENEM, ficando muito contente com o resultado.
    A matéria de português foi de suma importância para minha conclusão do ensino médio, formação do meu aprendizado, melhorando muito meu vocabulário, forma de escrever principalmente redações e poesias.
    As apostilas fornecida pela escola e a equipe de professores presentes, para esclarecer nos estudos e esclarecimentos de duvidas, contribuam muito, facilitando o entendimento, logo colocando-o em pratica diversos exercícios.
    Gostaria de agradecer a todos os professores e coordenadores que me ajudaram, agora concluirei meus estudos e ingressarei na faculdade, correndo atras dos meus sonhos e minha carreira, me esforçando ao máximo, sempre lembrando de minha bases acadêmicas, que aqui nesta instituição eu tive.
    Meu muito obrigado a todos aqueles que me ajudaram a concluir, e espero que um dia possa voltar e agradecer a todos pessoalmente como realmente merecem aqueles que passam uma educação qualificada nesse pais.

    ResponderExcluir
  42. Uma escola ótima para algumas pessoas que queiram terminar o ensino mais rápido e para aqueles que não foram capazes de conseguir no tempo determinado . Sobre CEEJA adorei a escola com ótimos professores que ajudam a explorar seu lado inteligente e eficaz , fazendo assim com que se torne uma pessoa com um preparo melhor para o que vem pela frente com alguns métodos e fundamentos legais e diferentes . As apostilas são boas e não tão pesadas para se estudar , com exercícios capaz de fazer você entender sobre a matéria e fazer uma prova limpa e calma . Sobre os livros , contos e textos eu gostei muito pois tinha uma visão meio errada de alguns livros realistas , acabei aprendendo o que algumas pessoas são capazes de passar , aprender e fazer tanto bom quanto ruim , fez eu ter visão totalmente diferente fazendo assim com que eu me interessasse por livros antigos , aliás os de sertão são os mais belos para se ler , alias que é uma escola que não cobra tanto , pois somos capazes de muito mais , assim é mais gostoso estudar e aprender lições e tarefas diferentes e inovadoras que as vezes nem todas ensinam . Um escola com bons professores de ótima qualidade e diretores , pois são bons no que fazem . Que sabe trabalhar sempre fará um trabalho bem feito ... Podendo assim ajudar o próximo .

    ResponderExcluir
  43. Olá , meu nome e Fernando Vera.
    Estou aqui para a conclusão do curso de português e comentar ou apresentar minha opinião sobre oficinas , tarefas, apostilhas, leitura , educadores e tudo o que for pertinente ao Ceeja .
    Eu acredito que o Ceeja e uma porta aberta , uma nova oportunidade para aqueles como eu não terminaram o ensino médio e algum o fundamental , que por algum motivo na vida foi preciso parar , por doença , trabalho ou outra desavença .
    O Ceeja e uma nova oportunidade para conseguir um espaço na sociedade e assim estar pronto para o mercado de trabalho mais qualificado .
    quando eu comece a ver como poderia a fazer a matricula , questione a mim mesmo se era necessário voltar a estudar, mais uma vez que começamos a ler novamente e a re lembrar ou aprender sentimos que estamos no caminho certo.
    A escola esta bem equipada e fornece comodidade para o aluno completar sem dificuldade os diversos ciclos .
    A infraestrutura e o fácil aceso fazem do local de estudo um ambiente agradável .
    Os educadores com quem tive o prazer e o privilegio de compartilhar algum tempo na escola seja para pedir orientação como na hora da prova sempre foram cordiais e detalhe ....sorridentes...em todo momento que eu solicitei ajuda para meus estudos sempre fui muito bem atendido e minhas duvidas foram saciadas.
    se algum futuro aluno ou alguém que esteja fazendo o curso e esta pensando em desistir ou que e muito difícil , eu lês digo que tudo sacrifício vale a pena , que tem alguns ingredientes que ajudam como dedicação , força de vontade de crescer , e não poderia faltar disciplina , tudo que você fizer com estes ingredientes não tem como dar errado .
    Fico feliz de fazer parte do Ceeja como aluno..estão de parabéns

    ResponderExcluir
  44. Olá, meu nome é Amanda M. Corrêa e vim deixar minha avaliação a respeito da matéria!
    Bom, entrei no curso pensando que seria algo totalmente diferente, difícil e complicado... Me surpreendi! Em meio as atividades complexas consegui superar as dificuldades e descobri que não seria tão difícil quanto pensei!
    Encontrei na escola professores pacientes e dispostos a tirar dúvidas, isso foi muito importante ainda mais depois de um dia estressante de trabalho!
    Vi que o curso não era nenhum bico de sete cabeças, e em sala de aula era muito mais prezeroso agora do que antes naquela época em que estudava com milhões de alunos gritando e bagunçando, aqui era tudo muito tranquilo, e isso também facilitou muito!
    Gostaria de deixar meu agradecimento aos professores do curso e dizer que além do meu esforço, se não fosse eles eu não teria conseguido!

    ResponderExcluir
  45. Meu nome é Pedro Henrique P. Isverci e sobre o curso... Confesso que nunca fui um admirador da língua portuguesa, regras, concordâncias, acentuações não eram coisas nas quais dava a devida importância, dando para compreender o que eu havia escrito já estava de bom tamanho. Depois do curso, percebi a importância que o português correto tem em minha vida. Pude analisar o quanto a escrita diz sobre você e reconheço hoje que, concordâncias, acentuações e regras são fundamentais para uma boa comunicação entre as pessoas.
    Além do meu esforço, devo aos profesores parte desta conquista, agradeço vocês pela dedicação, por todas as explicações e pela paciência. Além dos excelentes profissionais, o material didático superou minhas expectativas, as apostilas, atividades e etc, me desafiaram e me fizeram entender que quando aplicada a atenção necessária, todos nós somos capazes de entender e fazer qualquer atividade proposta. Agradeço também a oportunidade de estar concluindo meu ensino médio, uma das coisas essenciais na vida de uma pessoa, principalmente nos dias de hoje.
    Fica aqui minha promessa de sempre evoluir, não somente no português e na escrita, mais em todas as áreas possíveis. Obrigado pelo incentivo e por colaborarem na conclusão de mais esse objetivo, um dos mais importantes de minha vida!
    Vou sentir saudades das ativdades que tomavam meu tempo livre e ao mesmo tempo vou colocar em prática e procurar novos conhecimentos dia após dia. Deixo também aqui meu desejo de sucesso a todos vocês, profissionais, alunos, ex alunos e futuros alunos desta instituição.
    Obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir
  46. Olá, meu nome é Tuanny Tonon e vim deixar minha avaliação a respeito da matéria!Primeira mente quero agradecer a todos os professores(as) que estiveram comigo durante este curso,eles são muito pacientes,não tem como não aprender,e isso é ótimo para quem trabalha e não tem muito tempo para estudar.
    O curso de português me proporcionou atividades fáceis de simples entendimento, tudo bem organizado em cada apostila,conteúdos interessantes, e as oficinas são ótimas!O método da escola é ótimo e objetivo, acredito que é bem melhor estudar sozinho em casa no meu tempo,me preparo melhor para as provas,sem ter pressa de entregar tarefas e trabalhos.
    O curso têm contos e livros maravilhosos,que eu nem sonhava em ler e isso foi possível só com curso e hoje já não consigo mais parar de ler ,procuro sempre um livro ou um conto como na escola,me despertou um gosto pela leitura que eu já havia perdido, descobri o que era Literatura bem afundo,nunca havia lido nem se quer uma obra de um autor,Graciliano Ramos,São Bernardo,que livro emocionante,amei.
    Vou sentir saudades das atividades,e principalmente dos contos,nossa como amava cada parágrafo daqueles contos,eram profundos,o que mais me encantou foi O Cinturão,ou Pai contra Mãe?Não sei todos são ótimos,me fazia refletir sobre a vida em cada um deles.
    Achei que nunca iria terminar meus estudos,,e hoje já penso em prosseguir com eles,uma faculdade?tavez por que nao...
    Sobre a escola,porque não falar?A merenda é deliciosa e sempre pontual,frutas frescas adorei,o patio de estudo limpo,calmo,bem organizado,mas tem um orelhão que só fui descobrir no final do curso acho que deveria ter um aviso indicando onde fica,pois já me fez muita falta no começo do curso .
    Enfim,só tenho a agradecer a este curso,a paciência de cada professor(a),e dizer que o curso de Português,me fez ampliar novos horizontes para minha vida profissional.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  47. Achei o curso de português um pouco difícil, tive certas dificuldades em algumas interpretações de texto, principalmente no exercício final.
    O atendimento da escola é ótimo, a coordenação é super atenciosa com seus alunos, e os professores estão sempre prontos para ajudar.
    As tarefas e as provas exigem bastante estudo e atenção, a leitura e a escrita são muito cobradas.
    A escola é a melhor opção que existe para muitas pessoas assim como eu, que tem a vida corrida, pois os horários são super flexíveis e se encaixam na rotina de todos, e como todos nós sabemos o estudo e o diploma são essenciais para tudo no mundo de hoje.
    Não acho que a escola tenha ponto negativo, a única opinião que tenho a dar é que poderia se usar menos xerox e mais provas e exercícios escritos, para que as pessoas possam treinar mais nossa escrita e nosso português.
    Bom essa é a minha opinião! Grata!
    Silvana Cristina do Couto De Martino

    ResponderExcluir
  48. Meu nome Claudino Luiz Maziviero, quero agradecer pela atenção ao primeiro contato , pela palestra bem esclarecedora, pelos ensinamentos dos professores, principalmente pela paciência e cordialidade, pela atenção dos funcionários e pelo apoio com a merenda, que para mim,como sou de outra cidade, foi primordial, ajudando-me à aproveitar mais o tempo disponível e evitando custos.

    Foi muito gratificante este período onde conheci pessoas tão dedicadas ao estudo da nossa língua, portuguesa, achei que isso não existia mais. No início esperava encontrar um ambiente totalmente diferente, onde o mais importante era só a presença do aluno e não o conhecimento.

    Quando comecei a estudar, notei que existia planejamento, que as coisas não era bem assim, conclui que só entendendo o que nos era passado, é que teríamos seguimento das aulas e assim por diante,ou seja: entender , pesquisar ,descobrir е o que fazer, pois através destes conhecimentos, começava a descobrir o modo correto de ler e escrever.

    Levo comigo conhecimento disto, de maneira especial aos professores, que constantemente procuravam fazer de forma delicada as correções quando necessárias, elevando а buscar mais conhecimentos. Não esquecendo também das novas amizades que aqui fiz ao longo do curso.

    Como um ponto de referência para aqueles, que como eu que não puderam concluir seus estudos na idade ideal por vários motivos, acredito que teriam melhores aproveitamentos se os responsáveis direto pelo CEEJA , olhassem como um todo, adquirindo móveis adequados , computadores para pesquisa dos alunos, biblioteca, ar-condicionado, enfim dando mais conforto aos alunos e principalmente aos professores.

    Concluindo deixo aqui uma frase de Sócrates.
    Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
    Sócrates

    ResponderExcluir
  49. Meu nome é Rosemary, em primeiro lugar quero agradecer todos os professores de português que me ajudaram e tiveram muita paciência comigo, que me fez compreender a nossa difícil língua que o é português, agradecer principalmente a minha filha Fernanda que é minha professora em casa, me ensinando e me apoiando muito a realizar um grande sonho que tinha ficado no passado e agora pode se tornar realidade.
    A língua portuguesa apesar de ser uma língua com muitas palavras diferentes é uma matéria muito importante. É através do português que aprendemos coisas que usamos em outras matérias, tipo como podemos escrever em inglês se não sabemos o português correto?
    Eu mesma tive muitas dificuldades e ainda vou ter em aprender o português correto, são muitas regras que para quem faz muito tempo que não vai à escola tem dificuldades em aprender. Mas apesar de tudo gostei da matéria espero aprender cada vez mais.
    As tarefas que trazemos para casa são muito importantes para que possamos aprender cada vez mais, as apostilas são bem explicadas e os livros tem várias histórias do nosso maravilhoso Brasil, e muitas dessas histórias são verdadeiras, como dos boias-frias, e da guerra de canudos.
    Estar bem informado é uma das normas mais importantes para quem quer escrever bem. O pensamento é expresso por ler, escrever e pensar.
    Ler, portanto, é fundamental para escrever. Mas não basta ler, é preciso entender o que se lê. Entender significa ir além do simples significado das palavras que aparecem nos textos.
    Muito obrigado por poder realizar este sonho.
    ROSEMARY APARECIDA ZANCHETA

    ResponderExcluir
  50. Em primeiro lugar, quero agradecer a todos os professores que me auxiliaram em tudo, ensinando coisas novas, e fazendo eu lembrar das coisas que já aprendi, estou muito feliz em ter encontrado a escola CEEJA que nos dá a oportunidade de voltar a estudar mesmo com as dificuldades do dia a dia em nossa vida, com dedicação, com carinho de todos os colaboradores.
    As apostilas e tarefas tive algumas dificuldades, mas consegui, os livros e contos já foi mais fácil, eu adoro ler, agora consigo interpretar melhor o texto, entender o que estou lendo.
    Ainda tenho muito a aprender e tenho certeza que com a ajuda de vocês vou conseguir .
    Muito obrigada a todos.
    Elisabete Aparecida Baratella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente gostaria de agradecer a todos os professores por me tratarem muito bem com muita atenção e muita dedicação,me sinto muito feliz em poder acabar o ensino médio,pois seria muito difícil com um filho pequeno e a correria do dia-a-dia.Fazer um ensino regular não seria possível pelas dificuldades.
      Sempre tive muita dificuldades na matéria de português mais os professores são muito bem preparados.Em relação aos conteúdos,nas apostilas tive uma certa dificuldade,mas os livros e contos eu gostei muito pois adoro ler.
      Agradeço a todos os professores e ao colégio em geral por ter me dado essa oportunidade de terminar os estudos.
      MUITO OBRIGADO A TODOS,QUE DEUS ILUMINE O CAMINHO DE CADA UM.adorei ser aluna de vocês.

      Excluir
  51. As palavras são como chaves, elas podem te abrir as portas.

    Algum tempo atrás decidi encarar uma nova jornada na minha vida, esperando por lutas e vitórias, entretanto no meio do caminho, encontrei uma surpresa: o curso de português. Sim, isso pode parece estranho para alguns, mas vou explicar.
    Minhas expectativas do que seria meu novo curso de português se baseavam em antigas lembranças, mas a diferença foi olhar para cada tarefa, lição ou texto como uma nova oportunidade, pois de fato eles me traziam novos conhecimentos, me permitam saber coisas que antes eu não sabia e desta formar passar a perceber o mundo de uma forma que até então eu não imaginava.
    Também houveram dificuldades, dúvidas e por vezes cansaço; mas eu já não queria olhar para todo aquele material como coisas as quais eu iria fazer por fazer. Não desta vez não, nesta nova oportunidade da vida seria tudo diferente e eu os encarava como desafios.
    A sensação de um desafio vencido é maravilhosa, como uma pequena alegria que entra secretamente dentro da gente e diz 'eu consigo' ou 'agora eu sei mais'.
    Com o tempo fui passando a curtir essa sensação e as leituras se tornaram momentos de calmaria em que um texto era como um amigo que vinha me visitar e sempre me ensinava algo mais, as redações se mostram uma oportunidade de expressar pensamentos e sentimentos e os estudos, sempre uma descoberta.
    Nesta etapa também pude contar com o apoio e dedicação dos professores, os quais gostaria de agradecer por todo empenho. Dizem que a alegria de um professor é ver o aprendizado de seu aluno, portanto espero que sintam-se felizes e saibam da importância de cada um na vida de todos nós. Isso vai muito além das matérias, eu falo da colaboração para a mudança de vida, porque ela é inevitável após o aumento de conhecimento. É nisto que acredito e isso pelo que luto.
    Hoje quando percebo todo o aprendizado e vejo todas as oportunidades que este curso me possibilita, não tem como não ser grata e otimista. Um curso de português, pode ser muito mais que apenas um curso para aprender sobre palavras, tudo depende de como o iremos encarar.
    Então resolvi escrever este texto assim, pois ficarei feliz se com ele puder motivar alguma outra pessoa a se comprometer de verdade, se desafiar e permitir se alegrar com cada novo conhecimento, pois eles serão as chaves para as novas oportunidades de nossas vidas.



    ResponderExcluir
  52. Caro professores foi um imenso prazer em ter vocês como professores agradeço a suas colaboração comigo, sua dedicação com os alunos e foi muito gratificante essa oportunidade.
    Muito obrigada por me ensinar e principalmente pela paciência comigo, e tirar minhas duvidas.
    Sobre a leitura , eu não tinha muito abito de ler mas hoje tenho mais interesse de ler estória, pra mim foi muito bom.
    É uma escola á onde tem professores desposto á nos ajudar ,já que muitos alunos estão tendo a oportunidade de terminar o ensino médio .
    Estou muito feliz em ter voltado a estudar pois hoje tudo depende do estudo, principalmente o mercado de trabalho, e quem sabe uma faculdade.
    Muito obrigada á todos professores.

    ResponderExcluir
  53. Meu nome é Michel moro em Brodowski e eu Gostei muito da escola e dos professores e o ambiente da escola .Para min toda a escola esta de parabens o metodo de ensino e muito empolgante, pois voce trabalha com apostilas repretas de atividades e os professores estao sempre a ajudar em minhas duvidas e a resolver as dificuldades nas materias . Mais o mais importante é a flexibilidade de horario da escola pois, trabalho e moro em outra cidade e me sobra pouco tempo para ir a escola .Nao a lugar melhor para concluir o ensino medio,nao tenho o q reclamar da escola.Eu recomendo a todos q me perguntam,eu sempre falo o quanto a escola e boa e como e facíl a comclusao .

    ResponderExcluir
  54. Seguimento


    Quando decidi retornar os estudos, mais de trinta anos depois de ter parado, tive a informação da escola Cecilia Caram, então resolvi me matricular.
    Meu primeiro contato foi na secretaria onde fui bem recebido, depois participei da reunião, em que foi falado dos cursos e regras da escola, o que oferecia e até da merenda escolar que é importante pois muitos alunos vem direto do trabalho para a escola sem ter se alimentado.
    O que me surpreendeu foi o método de ensino, vários professores para cada matéria e eu pensava que fosse mais simples, somente para o aluno completar o grau que lhe faltava mas as coisas não eram assim,o ensino é de primeira com professores atenciosos e educados, ajudando quando se tem dificuldade de entender alguns assuntos.
    No momento estou fazendo o custo de português, onde aprendi muitas coisas e não é a minha matéria preferida mas estou indo bem.
    Ponto negativo não vi, acredito que nessa escola não haja, e esperamos que continue assim, porque é isso que precisamos para um ensino decente no Brasil, vamos seguir em frente e que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  55. Adorei o curso, alem de estar me ajudando a terminar os estudos me ajudou a aprender varias matérias que não conhecia , meu principal objetivo de entrar no curso foi concluir o meu ensino médio, alem disso obtive conhecimento, escolhi o curso de português no inicio pois acreditava que poderia ser o curso mais longo e mais difícil , longo sim , difícil nem tanto , a escola ajuda o aluno a aprender sem muita dificuldade , como teria que so concluir o segundo e o terceiro ano do ensino médio , fiz em torno de 10 provas para fazer o exame final, vou realizar o exame final e concluir com as outras matérias para terminar meus estudos, os professores me ajudaram muito, tiraram todas minha duvidas e me orientaram sempre que necessário, agradeço muito a todos os professores e ao ceeja plea a oportunidade .

    ResponderExcluir
  56. Queridos professores (as),
    Queria agradecer imensamente pelo carinho dos educadores, e com muito esforço, garra e paciência concluo hoje, mais uma etapa!. Certas coisas na vida, são guardadas com muito amor e carinho, são lembranças que estarão presentes sempre na minha vida! Todo o aprendizado adquirido, e muito mais responsabilidade, devo a todos que me ajudaram e me incentivaram nessa etapa, a caminhada foi longa, árdua, mas só tenho mesmo é agradecer a todos, pelos momentos que estive ao lado de todos vocês, foi de grande importância pra mim! Achei no inicio do curso que não iria conseguir concluir, mas superei com ajuda dos professores, agradeço aos mesmos pelo atendimento, paciência, atenção e cuidado que tiveram em me ajudar. Posso dizer que hoje, com mais empenho, aquela luz no final do túnel esta se aproximando, e com mais força, estou indo atrás do meu sonho.. Medicina Veterinária me aguarda!
    Enfim, minha sugestão é, que continuem do jeito que são, pois assim posso dizer, que me ajudou, suficientemente para correr atrás dos meus sonhos! Obrigada por TUDO.

    ResponderExcluir
  57. Desde de já gostaria de agradecer aos professores pela atenção e apoio durante este curso, que me ajudou a entender sobre a língua e literatura. Muito obrigado pela disposição e paciência.
    O curso, foi excelente, as apostilas são bem explicativas e me ajudou muito especialmente na parte da literatura que era um assunto estranho para mim, não me tornei um expert, mas agora já tenho uma noção bem maior do que antes. Na gramatica e sintaxe , ainda tenho dificuldade em memorizar várias regras , mas isso só acontece por minha própria falta de empenho.
    As provas tiveram seu certo nível de dificuldade, nenhum bicho de sete cabeças, mas muitas vezes confesso que não sabia se iria atingir a nota minima. Depois de um tempo eu aprendi a estudar um pouco mais e me prepara melhor.
    Mais uma vez muito obrigado, pela ajuda em recuperar este tempo perdido vou continuar me esforçando para eliminar as matérias e aprender o máximo , e assim me preparar para entrar numa faculdade.
    Gostaria também de aproveitar para parabenizar a instituição pelo trabalho realizado , ajudando muitos a retomarem o tempo perdido e continuar se desenvolvendo e buscando algo melhor para suas vidas.

    ResponderExcluir
  58. Luis Roberto de Paula Machado 17/08/2015
    É com muita alegria e satisfação que finalizo meu curso de Língua Portuguesa.
    Aprendi muito no decorrer deste curso, na forma de falar, de escrever, de se expressar e se comunicar e até mesmo de usar mais adequadamente a gramática.
    Agradeço a dedicação da equipe, a paciência, a elaboração dos materiais, das apostilas.
    Agradeço também a parceria entre a escola Cecília Caram e a Instituição Adevirp, isso foi o que me deu a oportunidade de retomar meus estudos.
    Agora vou me dedicar em finalizar as outras disciplinas e terminar o ensino médio.
    Muito obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  59. Claudinei Donizete Pereira 17/08/2015
    Meu curso de português

    É com muita alegria que estou terminando meu curso de português.
    Estou muito feliz por ter absolvido algo a mais em meus conhecimentos e ter relembrado o que perdi com o tempo, pois há mais de 25 anos não frequentava uma escola.
    Gostei muito do modo como foi realizado o curso, pois fizemos em grupo onde todos davam opiniões e trocavam ideias sobre as perguntas, contos e diversas atividades.
    Além de aprender bastante em sala de aula fazendo exercícios, trabalhos e atividades também aprendi muita coisa nas correções das provas, pois a professora além de corrigir, comentava as questões e explicava o que não estava correto orientando-nos passo a passo sobre o assunto.
    A gente nunca perde em aprender algo de bom em nossa vida, por isso vou carregar comigo esse aprendizado pelo resto de minha vida.
    Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram nesse curso, principalmente a ADEVIRP e seus professores, alunos de sala e em especial professora Márcia e professora Sônia .
    Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  60. Alessandra Rubia 18/08/2015
    Redação do exame final de Português
    Mais uma vez cheguei ao final da segunda etapa do curso de Português, ou seja, encerrei o ensino médio.
    Fico muito feliz, pois alcancei mais um objetivo em minha vida, pude aprender um pouco mais, me expressar melhor e até mesmo escrever de forma mais culta.
    Na literatura, pude realizar, com o auxílio do ledor, grandes leituras de obras que gostei muito.
    Como para tudo na vida existem regras, a nossa Língua Portuguesa não poderia ficar para traz. São tantos detalhes que da vontade de desistir.
    Às vezes pensamos que o professor é muito exigente, mas não é, pois o que estudei o professor também estudou um dia, então, não tenho o que reclamar.
    Agradeço a todos da equipe, em especial à professora Sônia por todas as observações e dicas.
    Agradeço pela oportunidade em dar sequencia aos meus estudos e agora vou me dedicar às outras disciplinas até que possa encerrar todo o meu ensino médio.
    Um evento que vocês proporcionaram e que para mim foi muito gratificante em participar foi o Show de Talentos, onde pude me apresentar de todas as formas, com músicas, danças e declamações de poesias.
    Enfim, continuem desta forma, os atendimentos individualizados, as salas separadas e são de grande diferença para nossa reflexão e absorção das atividades no geral.




    ResponderExcluir
  61. Primeiramente queria agradecer toda a atenção dispensada pelos professores para comigo, pois devido ao tempo que fazia que não frequentava uma escola (faz mais de 30 anos) requeria muita paciência dos docentes e eles realmente foram de uma simpatia indescritível.
    O curso foi para mim uma surpresa muito agradável, pois jamais acreditava que aguçaria tanto a minha curiosidade e por consequência uma abertura dos meus conhecimentos, onde pude perceber a importância da leitura nos dias de hoje e o quanto a gente fica travado por pura ignorância. Mas embora, com todo o tempo parado, eu mesmo me surpreendi positivamente.
    O material utilizado é de ma praticidade única, as apostilas são de fácil entendimento, com temas e informações com uma linguagem bem atualizada.
    Os livros, contos e textos que lemos são muito bem escolhidos e de fácil entendimento.
    Gostaria aqui de fazer também uma sugestão, pois no dia da matricula, a diretora nos passou uma informação que me deixou muito triste. A quantidade de alunos que desistem do curso e aqui vai minha crítica, pois acho que quando o aluno procura esta escola é realmente com a melhor das intenções, portanto na minha humilde opinião deveria haver um trabalho focado na motivação de alguma forma para com estes alunos não desistam, pois considero que além da perca da oportunidade do próprio aluno, perdem todos, a escola, o estado e o pais.
    Mais uma vez deixo aqui meus sinceros agradecimentos a todos pela paciência e cooperação com esse humilde aluno que ficou extremamente feliz com esta oportunidade de reencontrar o conhecimento.

    Gilmar Magalhães

    ResponderExcluir
  62. Depois de quarenta e cinco anos longe de uma sala de aulas vi e senti a possibilidade de voltar a estudar ,ao conhecer a forma de ensino da Escola Professora Cecilia Dultra Caram Resolvi iniciar pelo curso de portugues achei um pouco dificil mas com a ajuda de todos os orientadores segui em frente . foi muito importante a ajuda dasapostilas apesar da minha dificuldade em Gramatica,a oportunidade de fazer as provas com a possibilidade de pesquisa e de uma ajuda muito grande pois mesmo que se estude na hora da prova nos esquecemos de muitas coisas.So tenho a agradecer a todos e todas pela ajuda e orientacao. Gostaria de sugerir ,se fosse possivel que o horario de aulas de sexta feira se estendesse ate as dezoito horas pois saio do trabalho as dezesseis horas muito obrigada a todos!

    ResponderExcluir
  63. Para melhorar algo temos que ter uma analise critica sobre ela, e para o curso de português tenho apenas que agradecer, pois me ajudou muito não só para uma formação acadêmica mais para um cotidiano digamos compreensível. com a leitura, abriu minha mente para poder entender melhor textos que antes não me dava interesse por ser complicados de compreender então desistia. os professores deste modulo são realmente excelentes profissionais e fica bem mais fácil aprender com professores tão dedicados assim. creio que com professores assim poderão sair do ceeja muitos doutores. obrigado. apos os elogios tenho uma ideia que melhoraria mais o ensino. não fiquei satisfeito com minha prova de leitura do livro, pois acho que me dediquei muito na leitura do livro e a prova teve poucas perguntar realmente do livro. acho que seria melhor se fosse oral ou ate mesmo um debate com outros alunos que também leu o mesmo livro. sou João Vaz e este foi o meu comentário sobre o modulo português. obrigado!

    ResponderExcluir
  64. Para melhorar algo temos que ter uma analise critica dela, a matéria de português foi muito importante para mim não só para uma formação acadêmica mais também para um cotidiano digamos mais compreensível.
    Com a leitura, abriu mais minha mente para melhor compreender texto que antes não dava muita importância pois eram difíceis então desistia.
    Agradeço todos os professores que me ajudou muito neste modulo, acredito que com professores tao dedicados assim poderão sair do ceeja grandes doutores.
    Mais não fiquei muito satisfeito com a minha prova de leitura do livro me dediquei tanto na leitura e achei que tinha poucas perguntas do livro então tenho uma ideia a compartilhar: acho que seria melhor se a prova fosse oral ou então um debate com outros alunos que também leram o mesmo livro.
    sou João Vaz e este foi meu comentário para o modulo de português.
    obrigado!

    ResponderExcluir
  65. Caras (os) professoras (es)
    Estou concluindo mais uma etapa do curso de português e aprendi muito.
    Sei que ainda tenho muito à aprender, pois o breve tempo que passamos junto aos professores não é suficiente para absorver tudo o que necessitamos.
    Mas nos incentiva a expandir nossos horizontes e enxergar um mundo cheio de possibilidades através da leitura e da gramática.
    O curso nos ajuda também a exercitar os nossos neurônios "adormecidos".
    Voltei a tomar gosto pela leitura. Percebi que perdia muito tempo com coisas banais, enquanto poderia na verdade, ler um bom livro e enriquecer meus conhecimentos.
    Nem sempre é fácil conciliar os deveres domésticos e obrigações do trabalho com as tarefas da escola, muitas vezes pensei até em desistir, mas sei que toda grande vitória requer muitos sacrifícios e isso me motivava a continuar.
    Só tenho a agradecer aos mestres que me ajudaram a subir mais um degrau na minha escalada. Obrigada por toda atenção, paciência e dedicação.
    Tudo o que aprendi foram, são e serão de grande valia, e sei que me ajudarão a alcançar meu objetivo, concluir o ensino médio.
    Agradeço também o apoio e incentivo dos meus filhos.
    Obrigada à todos.
    Penha

    ResponderExcluir
  66. Fico muito feliz em ter a oportunidade de concluir o curso, de forma rápida , inteligente e objetiva! Professores atenciosos, e que se disponibilizam para sanar nossas dúvidas quando necessário. Tenho plena certeza de que esse é o caminho para as pessoas voltarem ao estudo.
    Agradeço a todos vocês por nos motivarem a seguir em frente; estão sendo a diferença na vida de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  67. 06 Outubro de 2015, Olá meu nome é FABIO GOMES BARBOSA e venho através desta agradecer a Escola CECILIA DUTRA DE CARAM pela a oportunidade que nos dar de voltarmos aos estudos novamente,pois ampliar os nossos conhecimentos é necessário para os dias em que vivemos.quero agradecer pela a atenção dos diretores e também a dedicação de todos os professores e professoras, pelo trabalho de todos os profissionais que estar envolvido no trabalho da escola , sempre dispostos a esclarecer as nossas duvidas, nos orientando sobre cada trabalho de cada matéria nos atendendo com todo carinho respeito e dedicação , agradecer também pelo material didático fornecido pela escola, por todos os trabalhos de oficina que por sua vez é muito claro e objetivo. tenho certeza de que assim como eu estou contente por essa nova oportunidade que a escola me oferece a escola também está abrindo as portas de novas oportunidades pra muitos alunos através dos estudos. quero continuar os meus estudos e sei que posso contar com o apoio da escola, sim... a escola nos oferece uma oportunidade de voltarmos aos estudos sem precisar parar com as nossas atividades de trabalho, principalmente pra nós que somos pais de família e que ainda jovens nos vimos forçados a parar com os nossos estudos para ajudar os nossos pais. também aproveitar a oportunidade para convidar os meus colegas convidar você que estar lendo esse trabalho, que por algum motivo assim como o meu se viu obrigado a parar com os seus estudos no meio do caminho, volte a estudar... pois os estudos é a porta que estar sempre aberta a todos e se quisermos ter um futuro melhor e garantir o futuro de nossa família é preciso estudar. com todo o meu respeito e reconhecimento pelo trabalho de todos o meu muito obrigado de todo coração, parabéns a vocês profissionais da educação que luta por um país melhor através da educação.

    ResponderExcluir
  68. 06 Outubro de 2015 Olá meu nome é FÁBIO GOMES BARBOSA venho através desta agradecer a escola CECILIA DULTRA DE CARAM pela oportunidade que me dar de voltar ao meus estudos , não só a mim mais á muitos que por um momento de suas vidas se viu obrigado a parar com os seus estudos ainda jovem para ajudar a família, assim como eu estou feliz por essa nova oportunidade tenho certeza que muitos também estão, ampliar os nossos conhecimentos é fundamental para os dias em que vivemos. quero agradecer aos diretores pela atenção agradecer aos professores e professoras pela atenção pelo respeito e dedicação nos esclarecendo e tirando nossas duvidas sobre cada trabalho sobre cada matéria, agradecer pelo material didático fornecido pela escola pelos trabalhos de oficina que são muito claro e objetivo, agradecer de todo coração a todos os profissionais envolvidos nesse belo trabalho. quero continuar com os meus estudos e sei que posso contar com a ajuda da escola e de todos os profissionais envolvidos nesse belo trabalho de ensino. á eliminação de matéria é a maneira mais rápida e prática para concluir os nossos estudos, aproveito oportunidade para convidar os meus amigos e também você que ler essa publicação que por algum motivo parou com seus estudos volte a estudar... pois o estudo é a porta que nos estar aberta e com certeza nos garanti um bom trabalho garantindo assim um futuro melhor para a nossa família, volto a agradecer com todo o meu respeito aos profissionais da educação que luta por um país melhor através do ensino da educação , formando cidadãos de bem, melhorando a educação de nosso país, aos professores de todo nosso brasil ...em especial aos diretores e diretoras professores professoras da escola CECILIA DULTRA DE CARAM meus parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  69. Claudinei Moretti Mazini 08 de Outubro de 2015

    Venho por meio desse pequeno comentário, agradecer ao empenho dos professores por estar concluindo mais essa etapa.
    São professores extremamente capacitados, nos dando todo suporte para podermos tirar nossas dúvidas e se necessário explicar mais de uma vez a mesma questão, até que nós consigamos esclarecer nossas dúvidas.
    Pena que em nosso país esses mesmos professores são pessoas mau remuneradas e nem sempre são reconhecidas como deveriam.
    Dentro dessa matéria, temos muitas tarefas, tendo essas um conteúdo único, de ensinar os alunos a arte de escrever corretamente e saber se expressar. São apostilas recheadas de sabedoria, que aos poucos vamos reconhecendo como a língua portuguesa é fantástica!
    Também temos o privilégio de retomar o hábito da leitura, que devido a correira de nossa vida vamos deixando de lado.
    Tenho uma ressalva a fazer, em relação aos módulos, gostaria que as pessoas responsáveis por tirar as cópias dos mesmos, se atentarem a qualidade da cópia, pois algumas estão muito claras, com isso dificulta a nossa leitura. Também em relação aos livros, pois alguns estão até mesmo faltando páginas, gostaria se possível que os mesmos fossem trocados.
    Quero deixar aqui, os parabéns a toda diretoria do sistema, pois a escola está sempre limpa, as salas de aula com carteiras novas, fazendo com que tenhamos um ambiente ótimo para podermos desenvolver o melhor de cada um.

    ResponderExcluir
  70. Deixei para fazer a matéria de português por último, porque julgava que fosse a matéria mais difícil do curso, comecei a fazer com muito medo de não conseguir terminar.
    Tendo professores com tanta competência e determinação para orientar, fica fácil aprender
    Mas tenho muito orgulho de ter feito parte do corpo discente desta escola. E em especial ter tido como orientadores os professores de português. Além de ensinar, todos tem respeito pelas dificuldades de cada aluno, ensinando e orientando conforme sua necessidade.


    A todo corpo docente de português, meu muito obrigado.

    Sandra Soares Barbalho Lopes

    ResponderExcluir
  71. Até o momento o curso de Português superou todas as minhas expectativas.No começo eu desanimei um pouco, mas com a ajuda e atenção dos professores me interessei pelo curso e, pela atividades e exercícios propostos e segui adiante.
    A leitura dos livros e conteúdos ao longo do curso me fizeram melhorar nos estudos, na escrita e interpretação de textos o que me ajuda muito na minha vida profissional.
    O atendimento é impecável, os professores estão sempre dispostos a noa ajudar e dar dicas para melhorar nosso desemprenho.O material e as tarefas são claras e completas o que facilita nosso entendimento da matéria.
    Aos professores muito obrigada por me fazer entender e gostar da Língua Portuguesa e até o próximo ano, pois essa é só mais uma etapa de estudos concluída!
    Vanessa Fraga

    ResponderExcluir
  72. O curso abriu novos horizontes para mim, agora posso dizer o que eu penso com um bom argumento de ser medo de ser até mesmo ignorado, me mostrou a maneira correta de me comunicar, no começo bate um desanimo mesmo mas é natural com o passar do tempo começamos a dar valor, e vemos que necessitamos do curso não só para o próprio ego mas para ter uma vida melhor e mais segura sem se preocupar com os apertos futuros da vida, me interessei pelo curso também por que acho a disciplina de português muito interessante e mesmo as vezes sendo complicada é indispensável e insubstituível.
    O material escolar me fez entender mais ainda o que foi ensinado durante esse período, o conteúdo é muito bom e nos faz ter um estudo mais detalhado sobre a dita matéria, essas apostilas facilitam e muito na memorização dos detalhes importante da matéria a ser estudada e isso é realmente muito importante em uma matéria com toda absoluta certeza.
    O atendimento é excelente e muito ágil, não deixa nada a desejar, e totalmente satisfatório, sempre nos dão os concelhos necessários sobre o que devemos ou o que não devemos fazer, respeitam e são muito atenciosos e gentis a postura deles em seu ambiente de trabalho é corretíssima e eficaz sem duvida.
    Aos companheiros e companheiras professores, muito obrigado pelo apoio para concluir esse curso.

    ResponderExcluir
  73. Professores (as), a palavra que expressa a admiração, respeito e carinho por meus professores é AGRADECIMENTO. Agradecer pela paciência, pela partilha de conhecimento, pelos ensinamentos para a vida, professor não somente ensina matérias, professor disciplina alunos, aconselha, gerencia atividades, planeja o futuro e principalmente é formador de opinião, professor nos faz pensar, refletir, colocar as ideias no lugar. O que seria de nós sem os professores que aliado aos pais nos formam personalidades do bem. pela partilha de conhecimento, pelos ensinamentos para a vida, professor não somente ensina matérias, professor disciplina alunos, aconselha, gerencia atividades, planeja o futuro e principalmente é formador de opinião, professor nos faz pensar, refletir, colocar as ideias no lugar. O que seria de nós sem os professores que aliado aos pais nos formam personalidades do bem.
    Espero que o curso continue assim, aprendi muito com cada um de vocês, sou muito grato pela oportunidade que a escola nos concede.
    A matéria de Português é puxada incentiva o aluno a ler, isso é muito bom para quem não tem o hábito de ler, nos ensina a importância de escrever corretamente. O atendimento dos professores é excelente, professores muito atenciosos, sempre disposto a ensinar a compartilhar as ideias, não tenho criticas sobre o curso, espero que continue assim, sempre mostrando ao aluno a importância da lingua Portuguesa, a importância da leitura, de saber escrever corretamente, e conhecer grandes poetas e escritores.
    Muito Obrigado pela oportunidade, continuem sempre desta mesma forma.

    ResponderExcluir
  74. O que falar sobre o curso de português?
    Aprendi muita coisa com cada professor com cada modulo com cada duvida que foi esclarecida. O curso em todo é muito bem especifico os professores então a paciência que tem com cada aluno sabendo que cada um tem uma determinada dificuldade a maneira de ensinar cada um. A ideia de poder ter as provas com consulta facilita muito ao aluno que tem as suas dificuldades na matéria pois português não é algo muito fácil pontuação, leitura, escrita mas os professores sempre estão lá pro que der e vier nos incentivando a continuar nos mostrando a maneira mais fácil de entender isso ou aquilo nos mostrando o lado bom da leitura o lado bom da escrita correta só tenho a agradecer cada ajuda dos professores gostaria que tivesse mais foco em redação pois hoje em dia é o necessário para prestar um vestibular, um ENEM. O material que nos é dado para estudo sempre vem bem explicado com uma maneira muito mais fácil de se entender, as tarefas sempre focando nos temas lidos e estudados, as oficinas sempre pra complementar mais ainda o nosso aprendizado, o blog nos trazendo mais facilidade cada tema postado aqui as atividades pra se fazer tudo em mãos para os alunos que não conseguem ir todos os dias que nem eu, realmente sou muito grata a cada professor a cada duvida esclarecida a cada prova a cada leitura o português é essencial em nossas vidas não somente para o hoje também para o futuro. Sem o português e sem professores capacitados e pacientes não seriamos nada. Mais uma Vez muito obrigado aos professores e a escola pela oportunidade de estudo.

    ResponderExcluir
  75. Ola,meu nome e´ Daniela e gotaria de escrever aqui uma frase de clarisce Lispector que diz''escrever e´ uma maldição,mas uma maldição que salva.Salva a alma presa,salva a pessoa que se sente inútil,salva o dia que se vive e que nunca se entende a menos que se escreva.Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o ultimo fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador.Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada''A língua portuguesa é uma das mais complexas,ela me instigou a criar o que já se havia esquecido.Encontrei algumas dificuldades ,na intrerpetaçaõ de textos mas tenho me superado.Gostaria de agradecer a vocês professores que com todo cuidado escolheu as leituras que nos foram dadas gostei de todas.Só gostaria de fazer uma observação ,que hoje nos vestibulares tem se cobrado muito as redações dissertativas e senti um pouco a falta de exercícios ,que me permitisse treinar mais .Mas obrigada por tudo

    ResponderExcluir
  76. Olá meu nome é Eder de Paula, primeiramente gostaria de deixar aqui registrado, os meus mais profundo agradecimentos a todos professores deste curso de português.Confesso que dentre todas as matérias que estou estudando, a que menos me enchia os olhos era a matéria de português, o máximo que pude adiar eu adiei, uma vez que sempre fui ruim em português.
    Mal sabia que, quando iniciasse o curso iria me envolver bastante, além do mais, português está presente em tudo na vida, o escrever e o falar bem se faz necessário nos tempos de hoje, ao iniciar o curso de português, percebi que não era um "bicho de sete cabeças" pois tinha profissionais dedicados dando um suporte excepcional, não encontrei tantas dificuldades como previa, aprendi muito, passei a não ter mais tanta dificuldade de comunicação, pude me expressar melhor enfim.O curso agregou muitas coisas boas na minha vida, e com certeza irei levar comigo para sempre, vou continuar aprimorando mais e mais. O ponto negativo para mim, é a questão do horário, muitas vezes precisei correr muito para fazer a prova, uma vez que minha carga horária no trabalho é da 07:00 as 19:00 semanal. Mesmo correndo, ao chegar na sala para corrigir os exercícios, a sala estava lotada.Mas tirando estes probleminhas, consegui me adaptar a correria e conclui o curso graças a Deus, obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  77. Quero manifestar a minha gratidão a esta escola, que me recepcionou de uma maneira muito carinhosa. Eu, que estava afastado da escola há muitos anos, me senti em casa novamente. Não tenho nenhuma reclamação á respeito dos Professores, pois sempre foram atenciosos, e pacientes comigo, me ajudando na compreensão dos textos.
    Os módulos usados na Língua Portuguesa, foram muito bem elaborados, trazendo pra mim, uma boa interpretação. Estudar, me fez aumentar meus conhecimentos á respeito da nossa língua, que é rica e fascinante!
    Parabéns á direção da escola pela organização da mesma. E por nos proporcionar a oportunidade de concluirmos nossos estudos, no qual temos grandes necessidades, na área profissional,e também no relacionamento pessoal. Muito grato a vocês de coração tudo que fizeram, só Deus para recompensar.

    ResponderExcluir
  78. Gostei muito desse curso de português ,atividades fácil de se compreender ,apostila com conteúdo bom,estou feliz por terminar mais uma matéria e que venha as outras, como foi em português .Queria agradecer pela paciência ,dedicação,companheirismo ,atenção,e o aprendizado que os professores do CEEJA mim deu ,sou grato a Deus primeiramente e por todos vocês que mim ajudaram nesse curso aprendi muito com vocês ,Obrigado por tudo ,os professores são guerreiros trabalham muito ganham pouco e no final não são reconhecidos pelo esforço,através desse maravilhoso curso eu pode ver o quanto vocês trabalham ,parabéns.
    Críticas não tenho argumentos para criticar ,não tenho o que falar, gostei muito do curso que esse grupo possa permanecer assim ensinando os alunos preparando-os para um futuro bem próximo que está por vir ,o que ensinam nesse curso levaremos pra toda a vida ,essa escola nos ensina o que ninguém pode tirar do ser humano, o conhecimento que é de extrema importância .Muito Obrigado professores.

    ResponderExcluir
  79. 09 de dezembro de 2016,olá meu nome é Ariadne Lima, primeiramente gostaria de deixar aqui, o meu profundo agradecimento a todos professores deste curso de português.
    Eu recomendo o curso para quem tem vontade de acabar essa fase dos estudos, só não acaba os "estudos" hoje quem realmente não quer.
    O curso em todo é muito bem especifico os professores então,a paciência que tem com cada aluno sabendo que cada um tem uma determinada dificuldade a maneira de ensinar cada um.Venho parabenizar a direção da escola também,pela organização estão todos de parabéns!
    Com o curso tomei gosto pela leitura,sem falar do material que foi dado pra estudo,as apostilas são bem claras e de fácil compreensão.
    Muito Obrigado pela oportunidade, continuem sempre desta mesma forma.
    Não tenho muito o que dizer,apenas a agradecer..

    ResponderExcluir
  80. primeiramente agradeço a Deus por ter me dado todos os dias força , para nunca desistir e vontade minha também ne ,agradecimentos a todos professores e organizadores deste curso de português e também as outras materias.Confesso que dentre todas as matérias que eu estudei, a que mais me deu dor de cabeça é a matéria de português, o máximo que pude adiar eu adiei, uma vez que sempre fui ruim em português. São tantos detalhes que da vontade de desistir.
    Às vezes pensamos que o professor é muito exigente, mas não é, pois o que estudei o professor também estudou um dia, então, não tenho o que reclamar, agora falar a verdade com esse material novo adianto bastante o meu lado .Enfim, minha sugestão é, que continuem do jeito que são, , que me ajudou! Obrigada por TUDO
    E DEUS ME DE BOA SORTE NA PROVA FINAL ...

    ResponderExcluir
  81. Tenho só que agradecer pela dedicação e paciência de vocês professores, espero que um dia esse país reconheça o trabalho do professor, coisa que não acontece, eu saúdo vocês com a paz dos Orixás e que eles possam te abençoar independente do credo a qual pertencem.
    Não tenho de modo algum reclamação nenhuma a fazer, nem mesmo uma crítica construtiva porque acredito que o desempenho depende da força de vontade de cada um.
    Sou muito grato e admiro muito o trabalho de vocês realmente não é pra qualquer um, só pessoa especiais aceitam esse desafio. Parabéns!
    Sobre o modo no qual vocês desenvolveram o curso de português, sem palavras! De fato aprendemos de verdade, vou levar esse conhecimento pra toda eternidade, tudo muito explicado de modo que realmente não reprovamos. Vocês são o máximo!
    A jornada é longa e o caminho é árduo, mas eu vos imploro não desistam de ensinar de formar pessoas porque só assim conseguiremos uma sociedade melhor, pois só a escola salva o homem .
    Eu achava a nossa língua ruim e difícil, hoje após terminar o curso tenho outra visão, acho o português muito rico e com um leque que talvez nenhum outro idioma tenha.
    Eu também não gostava de ler e aprendi com vocês a importância da leitura pra tudo na vida, para o bom uso da fala e da escrita.
    Por ter lido o livro Vidas Secas de Gracilianio Ramos tomei gosto pela leitura e isso devo a vocês... Obrigado por tudo! Mojuba!

    ResponderExcluir
  82. Tenho só que agradecer pela paciência e dedicação de todos os professores do curso de português, espero que um dia esse país reconheça de verdade o trabalho de vocês, coisa que não acontece.
    Muito obrigado mesmo pela dedicação realmente não é pra qualquer um só pessoas especiais aceitam esse desafio.
    Eu saúdo vocês com a paz dos Orixás e peço para que eles te abençoem independente do qual cada um pertence.
    A jornada é longa e o caminho é árduo, mas nunca desistam de ensinar, de formar pessoas porque só com o conhecimento teremos uma sociedade melhor, pois só a escola salva o mundo.
    Quanto ao curso de português eu achei ótimo e a forma como vocês desenvolveram a gente não reprova e aprende de verdade, esse conhecimento eu levarei para toda eternidade.
    Eu achava o português uma língua ruim e difícil de aprender, hoje ao finalizar o curso tenho outra visão, acho uma língua rica e com um leque que talvez nenhum outro idioma tenha em seu vocabulário.
    Eu também não gostava de leitura e depois do curso feito eu ler o livro Vidas Secas de Graciliano Ramos, tomei gosto pela leitura e aprendi que a leitura é importante para o bom uso da fala e da escrita.
    Muito Obrigado a todos Deus os abençoe! Mojuba!

    ResponderExcluir
  83. Olá bom dia,
    Primeiramente queria agradecer a equipe de professores do curso de português,pela sua dedicação e carinho que lecionam a matéria.
    Pra mim, o curso foi ótimo,confesso que iniciei com um pouquinho de receio e desânimo,pois estava longe dos estudos há 17 anos,mas me surpreendi com o curso,amo português sempre gostei,e o curso me fez ver que não importa quanto tempo estamos parados,nunca é tarde pra adquirir conhecimento.
    Confesso que termino o curso com um pouco de tristeza,pra mim poderia ter mais conteúdo na matéria(que os alunos que não gostam de português me perdoem!),pra mim vai deixar saudades.
    Quero agradecer por tudo,pelas atividades,pela leitura,pois muito contribuem ara nosso futuro.Só tenho a agradecer.Sei que foi só o início da abertura das portas do conhecimento,que se eu me dedicar nada será impedimento para que meus sonhos se realizem,para que meu futuro seja melhor.
    Obrigada, que essa dedicação de toda equipe gestora continue por muitos anos.E que os alunos aproveitem e absorvam cada dia mais aprendizado e se dediquem aos seus objetivos,pois nada é impossível para aqueles que creem .Beijos.

    ResponderExcluir
  84. Olá,bom dia,
    Quero agradecer a todos da equipe de professores de português pela dedicação e carinho que ensinam a matéria.Pra mim,foi ótimo, com conteúdos simples e bem elaborados para aqueles que assim como eu,estavam longe dos estudos por muito tempo.
    Confesso que comecei com um pouco de receio e desânimo,pois como disse estava há 17 anos longe dos estudos,mas ocurso me mostrou que nunca é tarde pra aprender.Na minha opinião, (que os alunos do curso não leiam isso!)poderia ter mais conteúdos na matéria pois amo português,confesso que vai deixar saudades.
    Mas acredito que agora que comecei,se abriram novas portas pra mim,pois tudo é possível para aqueles que creem e confiam,que lutam e não desistem.
    Agradeço a equipe gestora da escola,que contribuem para termos toda estrutura e conforto para melhor aprendermos,disponibilizando materias didáticos,local confortável e sossegado e até um lanche para aqueles que não tem tempo e saem direto do trabalho para a escola.Só temos a agradecer.Que nós alunos,possamos aproveitar ao máximo toda a oportunidade nos dada.
    Obrigado.Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  85. Entrei no curdo com algumas dificuldades,mas conforme fui frequentando,fui me dedicando e aprendendo.
    Gostei muito do curso,aprendi muito,tinha dificuldades em coisas simples,estudando e também com a ajuda das professoras aprendi o que não sabia.
    O curso incentiva a escrita,a leitura, a coragem e a força de vontade de cada aluno.
    Acho que o curso poderia incentivar os alunos a ler mais livros clássicos da literatura e poderia ter mais oficinas em diferentes horários,para as pessoas que trabalham e não tem disponibilidade de horário.
    Poderia ter um jeito também mais rápido para eliminar matérias.
    De resto está tudo bem,as professoras são atenciosas,e sempre tentam ajudar da melhor maneira possível.
    O curso foi muito bom para o.meu aprendizado,e para me ajudar a chegar mais próximo fos meus sonhos.
    Fico feliz por ter conseguido aprender e chegar até aqui.
    Com a ajuda do curso e das professoras vi que sou capaz de ir mais longe.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  86. Entrei no curso com algumas dificuldades,mas conforme fui frequentando,fui me dedicando e aprendendo.
    Gostei muito do curso,aprendi muito,tinha dificuldades,mas estudando e também com a ajuda das professoras aprendi,e superei minhas dificuldades.
    O curso incentiva a escrita,a leitura,a coragem e a força de vontade de cada aluno.
    Acho que o curso poderia incentivar mais os alunos a leitura de livros clássicos da nossa literatura,e também poderia ter mais oficinas em diferentes horários para os que não obtém tanta flexibilidade de horário por causa do trabalho.
    Poderia ter também um jeito mais rápido de eliminar matérias pra quem faz dependência.
    De resto está tudo bem,as professoras são atenciosas,dedicadas,sempre estão dispostas a nos ajudar e a aprender.
    O curso foi muito bom para o.meu aprendizado,e para me ajudar a chegar mais próximo do meu sonho de fazer uma faculdade.
    Fico feliz em ter conseguido aprender e a superar minhas dificuldades.
    Graças a ajuda das professoras e do curso vi que sou capaz de realizar meus sonhos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  87. Nunca fui muito intima da Língua Portuguesa.
    Porém, depois que iniciei o curso nessa escola me surpreendi, professores dedicados e prestativos, material didático(unidades de ensino)muito bem elaborados, com um conteúdo simples e completo, provas formuladas dentro do conteúdo estudado, o que facilitou o meu aprendizado e aumentou o interesse.
    Agradeço aos professores e diretoras pelo apoio e incentivo que tive, me ajudaram a vencer uma verdadeira batalha, voltar a estudar foi mostrar a mim mesma que sou capaz. E sei que ainda tenho muita coisa pela frente, não há limites par quem realmente quer e corre atrás.

    ResponderExcluir
  88. achei interessante, meio confuso porem os professores ajudam bastante sempre que foi preciso minhas duvidas foram tiradas. são exigentes mas não acho isso ruim pois se for fácil ninguém faz do jeito correto.
    os temas abordados pelos livros são devidamente adequados a matéria porém não me interessam tanto.acho que a escola e os professores estão fazendo um ótimo trabalho com seus alunos devem continuar com todo esse carinho que eles nos ensinam sempre, fui bem recebida e sei que outros alunos independente da idade, classe social ou raça serão também. obrigada sempre.

    ResponderExcluir
  89. Meu nome é Lidiane de Araujo Rodrigues Izan, e estou muito feliz em concluir mais uma etapa do curso, preciso terminar o ensino médio por exigências do meu trabalho,achei que não seria capaz, parei de estudar já a muito tempo e achei que não iria dar conta, mas me enganei, hoje tenho vontade de não parar por aqui, quero fazer uma faculdade, quero cursar Serviço Social que já é mais ou menos minha área, bom enfim, estou muito feliz por já ter chegado até aqui, agora falta pouco graças a Deus.
    Aprendi muita coisa com cada professor com cada modulo com cada duvida que me foi esclarecida. O curso em todo é muito bem especifico, os professores super pacientes com os aluno, sabendo que cada um tem uma determinada dificuldade
    Esta etapa do curso de português superou todas as minhas expectativas, aprendi muito com os conteúdos transmitidos e só tenho a agradecer, não tenho reclamações a fazer a respeito do curso, pois para mim ficou tudo muito claro nas apostilas e deu para aprender um pouco do que é essa linguá tão cheias de regras que é a linguá Portuguesa.
    Desde já agradeço a todos pela oportunidade concedida, que todos vocês tenham muita saúde e disposição para nunca parar esse trabalho no qual nos traz tantas alegrias.

    ResponderExcluir
  90. Meu nome é Marcio Rodrigues,voltei a estudar depois de muitos anos fora da escola,porém achei que não conseguiria mais por vários motivos.
    Ao iniciar o curso percebi que era diferenciado pois recebi toda atenção dos professores e assim fui me orientando sobre o funcionamento e métodos de ensino da escola.
    Porém até agora tenho outra visão sobre a matéria de português,devido ao material que nos é fornecido ser de fácil compreensão e as duvidas serem solucionadas de forma individual e na sala de aula.
    Na minha opinião um curso como este tem que ser divulgado mais,várias pessoas pararam de estudar e gostaria de voltar mas não tem o conhecimento.
    Mas enfim de forma geral não tenho criticas e sim elogios ao atendimento dos professores e funcionários que nos recebem com muito carinho,porém sabe da nossa dificuldade e que estamos ali correndo atrás do tempo perdido.
    Abraços

    ResponderExcluir
  91. Meu nome é Maria Leila. Nesse curso de Português consegui aprender, estudar e gostar mais da leitura, superando minhas dificuldades.
    Sobre critica e elogios, acho que o curso me fez voltar a me acostumar com o estudo,facilitando com livros, o que é um ponto positivo.
    Em relação aos funcionários e professores não tenho o que reclamar, são muito atenciosos e prestativos ás nossas dificuldades; sempre nos orientando e se dedicando ao ensinamento e facilitando em caso de duvidas.
    Por fim, gostei muito desse curso e só tenho á agradecer.

    ResponderExcluir
  92. Meu nome é Maria Leila. Nesse curso de Português consegui aprender, estudar e gostar mais da leitura, tirando todas as minhas duvidas.
    Em relação á criticas e elogios, não tenho que reclamar, o curso facilitou muito meu aprendizado e a compreensão da matéria.
    Sobre os funcionários e professores, sou agradecida, sempre foram muito prestativos e atencioso, atendendo á todas as nossas dificuldades da matéria, sempre facilitando tirando nossas duvidas.
    Por fim, só tenho á agradecer.

    ResponderExcluir
  93. Ola, meu nome é Leonardo Bueno.
    Gostaria de agradecer a todos os professores que com muita paciência e sabedoria me permitiram concluir um dos passos do curso do ensino médio, pois sempre procurei uma escola que gostasse de frequentar e me sentisse bem, como também quero agradecer pois me aceitaram, sem criticas e julgamentos. Me deram novo conceito de escola.
    Professores capacitados para entender o que nós alunos passamos; as dificuldades as vezes falta de tempo, muito trabalhos e enfim. São tarefas um pouco difíceis, pois não temos professores do nosso lado, uma opinião que seria melhor se tivesse apostila pela internet ou criar um grupo de estudo, onde um iria ajudando o outro. E como Pontos positivos da escola ela oferece uma estrutura com as oficinas e palestras ajudam nos alunos a crescer em conhecimento e sabedoria, onde é um crescimento e tanto.
    As merendas são de ótima qualidade e nunca faltou nada. Assim como também, o material didático são fáceis e completos.
    Enfim, uma escola que melhor auxilia os alunos em todos os sentidos.
    Me sinto bem em minha escola.

    ResponderExcluir
  94. Primeiramente eu quero agradecer a todos os professores pela atenção e muita dedicação,com a correria do dia-a-dia as vezes fica difícil estar concentrado em todos os momentos .Fazer um ensino regular não seria possível pelas dificuldades.
    Sempre tive muita dificuldades na matéria de português mais os professores estão muito bem preparados para nós orientar.Em relação ao material novo ,achei muito bom simples e completo de ser compreendido ,mas os livros e contos eu gostei muito mais,depois de fazer uma pesquisa sugerida pelos professores sobre a guerra de canudos eu até li o livro.
    Agradeço em particular ao professor Júnior por pegar no meu pé com relação ás redações e ortografia, nunca vou esquecer que no momento em que eu estava fazendo uma redação para uma vaga de emprego eu me lembrei de cada detalhe das instruções dele de como fazer uma redação boa,Professor JÚNIOR MUITO OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  95. Bom dia, meu nome é Ana Paula Waldenmeier, e eu gostaria de agradecer a oportunidade que me foi dada nesta escola! O método diferenciado faz com que aprendamos muito mais rápido. Os professores dão atenção especial aos alunos e realmente se esforçam para que este sistema os beneficie, apesar das dificuldades que os mesmos passaram, pra chegar até aqui.
    Entrei na escola faltando terminar o 2° e o 3° colegial, em pouco tempo consegui terminar as matérias, os professores sempre presentes para tirar dúvidas e o material de qualidade facilitaram tudo. Os horários flexíveis da escola também são de extrema importância, principalmente para quem trabalha e tem poucas opções de horário para comparecer. A estrutura da escola é excelente, deveria ser um exemplo para mais escolas como essa pelo Brasil.
    Deixei como última matéria a Língua Portuguesa, que com certeza foi a que mais agregou conhecimento para mim, estava bastante desatualizada devido ao tempo que já estava sem ir a escola, mas nas aulas tive a oportunidade de me atualizar e aprender coisas novas, desta matéria que é a mais necessária para o dia a dia e até mesmo profissionalmente. Os contos e livros são absolutamente necessários para os vestibulares, eu mesma já não lembrava nada disso e estava desesperançada quanto a eles, mas após passar pelo Cecília Caram posso dizer que estou mais preparada e com conhecimento, grandes obras da literatura nacional ampliam o conhecimento de qualquer um. Agradeço a todos os professores e funcionários da escola. Muito obrigada pelo atendimento, atenção, apoio e organização! Espero poder retribuir um dia por tudo isso!

    ResponderExcluir
  96. Bom dia, meu nome é Ana Paula Waldenmeier, e eu gostaria de agradecer a oportunidade que me foi dada nesta escola! O método diferenciado faz com que aprendamos muito mais rápido. Os professores dão atenção especial aos alunos e realmente se esforçam para que este sistema os beneficie, apesar das dificuldades que os mesmos passaram, pra chegar até aqui.
    Entrei na escola faltando terminar o 2° e o 3° colegial, em pouco tempo consegui terminar as matérias, os professores sempre presentes para tirar dúvidas e o material de qualidade facilitaram tudo. Os horários flexíveis da escola também são de extrema importância, principalmente para quem trabalha e tem poucas opções de horário para comparecer. A estrutura da escola é excelente, deveria ser um exemplo para mais escolas como essa pelo Brasil.
    Deixei como última matéria a Língua Portuguesa, que com certeza foi a que mais agregou conhecimento para mim, estava bastante desatualizada devido ao tempo que já estava sem ir a escola, mas nas aulas tive a oportunidade de me atualizar e aprender coisas novas, desta matéria que é a mais necessária para o dia a dia e até mesmo profissionalmente. Os contos e livros são absolutamente necessários para os vestibulares, eu mesma já não lembrava nada disso e estava desesperançada quanto a eles, mas após passar pelo Cecília Caram posso dizer que estou mais preparada e com conhecimento, grandes obras da literatura nacional ampliam o conhecimento de qualquer um. Agradeço a todos os professores e funcionários da escola. Muito obrigada pelo atendimento, atenção, apoio e organização! Espero poder retribuir um dia por tudo isso!

    ResponderExcluir